Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3164
Título: Efeito de orientações sobre a coleta domiciliar de leite humano: um estudo de caso
Autor(es): Costa, Antonia Sheila da Silva
Palavras-chave: Banco de Leite Humano
Coleta Domiciliar
Lactantes
Unidade de Terapia Intensiva Neonatal
Data do documento: 31-Out-2018
Citação: COSTA, A. S. S. (2018)
Resumo: Considerando os diferentes procedimentos de incentivo à doação, os postos de coleta de leite humano ainda possuem quantidade insuficiente de leite adequado para uso, sendo este muitas vezes contaminado pela própria mãe no ato da doação, o que representa falhas no repasse de informações/orientações antes mesmo da decisão da mulher de se tornar doadora (SILVA, 2013). Além disso, ainda é considerado elevado o índice de leite humano doado desprezado durante os procedimentos de seleção e classificação do material nos bancos de leite humanos, por conter características físico-químicas que indiquem contaminação como odores, presença de corpos estranhos e outros achados. O presente estudo teve como objetivo avaliar o conhecimento de lactantes sobre a coleta domiciliar de leite humano. Trata-se de estudo de intervenção, com abordagem quantitativa. A coleta ocorreu entre junho a agosto de 2018. A população do estudo correspondeu às doadoras regularmente registradas e acompanhadas no Banco de leite humano(BLH) do município de Maracanaú. Foram 14 doadoras que atenderam aos critérios estabelecidos. O estudo foi realizado no período de junho a agosto de 2018, sendo a coleta concretizada no domicílio das doadoras. Inicialmente, foi levantado o número de mulheres em lactação e que estavam realizando doação de leite no referido BLH. Os dados foram tabulados em planilhas do Microsoft Excel 2013, compilação no programa Epi Info versão 7.0 e apresentados em tabelas. A maioria das lactantes participantes do estudo eram residentes do município de Maracanaú (92,86%) e na avaliação dos procedimentos de ordenha, coleta e armazenamento do leite humano ordenhado cru no domicílio, observou-se que 35,71% das lactantes não utilizaram utensílios previamente esterilizados embora, os frascos esterilizados sejam fornecidos pelo BLH para cada doadora. Somente cinco mulheres (35,71%) realizaram a segregação entre os frascos contendo leite humano ordenhado cru (LHOC) de outros alimentos. A maioria das lactantes (64,29%) mantiveram os frascos contendo o leite ordenhado juntos com alimentos diversos da utilização familiar. Diantedo exposto, verificou-se que as mulheres doadoras primíparas apresentaram melhor compreensão sobre a importância da doação de leite materno.
Descrição: COSTA, Antonia Sheila da Silva. Efeito de orientações sobre a coleta domiciliar de leite humano: um estudo de caso. 2018. 21 f. TCC (Graduação) - Curso de Enfermagem, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Acarape, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3164
Aparece nas coleções:Artigo - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANTONIA SHEILA DA SILVA COSTA_ARTIGO.pdf2018_art_asscosta.pdf461,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.