Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3191
Título: Boas práticas de sustentabilidade no órgãos do estado do Ceará: um estudo multicaso
Autor(es): Lopes, Sandra Vieira
Palavras-chave: Gestão Pública
Sustentabilidade - Boas Práticas
Governo do Estado do Ceará
Data do documento: 19-Mai-2018
Citação: LOPES, S.V. (2018)
Resumo: A urbanização ocasionada pelo êxodo rural motivada pela industrialização contribui ao longo do tempo, para a concentração de problemas impulsionados pelo consumismo desenfreado, característica das sociedades contemporâneas. Visando o uso consciente para as gerações futuras e o bem do próprio planeta, a sustentabilidade é muito mais que uma forma alternativa de se viver, é o caminho mais consciente do uso dos recursos naturais descrito na Constituição Federal de 1988, mais precisamente no Capítulo VI, Do Meio Ambiente, é dever de todos (Sociedade e Estado) a busca e promoção da sustentabilidade . Por este ângulo é percebido que as políticas públicas devem prever práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, e como exemplo é preciso que os órgãos da administração pública, repensem seus padrões de produção e consumo e, em contrapartida, busquem estratégias inovadoras associadas à adoção de critérios, princípios e diretrizes sociais e ambientais. Tal reflexão nos permite falar que da administração pública é a principal percussora para a iniciativa de ações de sustentabilidade, que estimule a todos a adotar práticas ambientais. O presente trabalho tem por objetivo geral descobrir quais as práticas sustentáveis mais observadas nos órgãos ( Secretarias) do Estado do Ceará no seu cotidiano. Com metodologia de caráter exploratório e abordagem quantitativa utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com perguntas simples e linguagem e direta para saber quais ações sustentáveis a gestão estadual mais realiza dentro de seus órgãos que minimizam os impactos ambientais e desigualdades sociais. De acordo com os resultados obtidos na pesquisa verificou-se que os órgãos da amostra adotam práticas e ações sustentáveis. Assim Percebe-se que A3P possui grande potencial de aplicação de modo a contribuir para o futuro do meio ambiente e da sociedade.
Descrição: LOPES, Sandra Vieira. Boas práticas de sustentabilidade nos órgãos do estado do Ceará: um estudo multicaso. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3191
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SANDRA VIEIRA LOPES TCC.pdf2018_mono_svlopes.pdf589,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.