Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3194
Título: O olhar educacional inclusivo na escola de ensino fundamental do município de Guaiuba
Autor(es): Oliveira, Francisco Ferreira de
Palavras-chave: Surdez
Inclusão - Surdos
Ensino regular
Data do documento: 2019
Citação: OLIVEIRA, F. F. (2019)
Resumo: Este artigo focaliza uma experiência de inclusão de aluno surdo em escola regular, no interior do Ceará, localizado em Guaiuba. Aluno, professores e a mãe envolvidos foram entrevistados e seus relatos analisados. Os dados indicam fragilidades que ocorrem no espaço escolar, como desconhecimento sobre a surdez e sobre suas implicações educacionais, dificuldades na interação professor e a incerteza em relação ao papel dos diferentes atores neste cenário. Os depoimentos apontam ainda dificuldades com adaptações curriculares e estratégias de aula, exclusão do aluno surdo de atividades. Todavia, tais aspectos são negligenciados, já que há um pressuposto tácito de que a inclusão escolar é um bem em si. Pretende-se contribuir para a reflexão acerca de práticas inclusivas envolvendo o aluno surdo, buscando abranger seus efeitos, limites e possibilidades e buscando uma atitude educacional responsável.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Ferreira de. O olhar educacional inclusivo na escola de ensino fundamental do município de Guaiuba. 26 f. Artigo (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2019
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3194
Aparece nas coleções:Artigo - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO FERREIRA DE OLIVEIRA TCC Artigo.pdf2019_art_ffoliveira.pdf.587,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.