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dc.contributor.authorLima, Francisco José dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-12T17:58:00Z-
dc.date.available2023-04-12T17:58:00Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLIMA, F. J. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3219-
dc.descriptionLIMA, Francisco José dos Santos. A perspectiva docente sobre a evasão escolar na escola de ensino médio Maria do Carmo Bezerra de Acarape-CE. 2018. 27 f. Projeto de pesquisa (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de evasão escolar na Escola Estadual Maria do Carmo Bezerra (Acarape-CE). Tendo em vista o contexto histórico de alunos evadidos, decidimos ir em busca dos docentes, uma vez que estes são os que vivenciam e conhecem, muitas vezes, a realidade dos alunos na escola. Com um intuito não só de analisar os fatores internos, mas como também, fatores sociais que amplificam esse fenômeno, tomamos como base as repostas dos professores desta instituição a um questionário sociocultural. Fundamentamos teoricamente o nosso trabalho através dos achados de Sousa et al. (2011), que advoga que a constituição de fatores externos e internos estão diretamente ligados ao fenômeno da evasão, e Batista et al. (2009), que evidenciou a necessidade de trabalhar como constituinte de um fator fundamental para o processo de evasão juvenil. Metodologicamente, buscamos analisar e compreender os fenômenos causais da evasão escolar na escola Maria do Carmo Bezerra, Acarape-CE, trilhando um percurso qualitativamente, através de um estudo de caso. Para o nosso campo de pesquisa e coleta de dados, utilizamos a referida escola e o método escolhido foi o questionário com perguntas abertas para os professores. Preliminarmente podemos identificar que a problemática da evasão escolar se encontra distante de sua resolução, entretanto, para uma diminuição dos índices, a escola e o estado precisam criar ações que estimulem os alunos a continuarem seus estudos, como também, se torna de suma importância que a família se envolva mais no ambiente escolar. Desta forma, cria-se um círculo de aprendizagem, onde as arestas são aparadas com o intuito de incluir responsabilidades a quem é de direito, o dever na participação em todo o processo educacional dos estudantes, não só a escola, mas a família, o estado e toda a sociedade têm o dever de participar desse processo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEvasão escolarpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleA perspectiva docente sobre a evasão escolar na escola de ensino médio Maria do Carmo Bezerra de Acarape-CEpt_BR
dc.typeResearch projectpt_BR
Aparece nas coleções:Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará)

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