Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3224
Título: Gestão dos resíduos sólidos no município de Aratuba, Ceará
Autor(es): Germano, Evanir Brasil
Palavras-chave: Aterro Sanitário
Coleta Seletiva
Meio Ambiente
Reciclagem
RSU
Data do documento: 9-Mai-2018
Citação: GERMANO, E. B. (2018)
Resumo: Os resíduos sólidos urbanos (RSU) são resultantes de atividades tanto domésticas como comerciais da comunidade em geral. A destinação adequada dos resíduos, aquela que garante menores impactos ao meio ambiente, tem se tornado um dos principais desafios, principalmente para as pequenas cidades, onde há mais escassez de recursos tecnológicos e financeiros, além da descontinuidade administrativa do órgão responsável pelos RSU. Aratuba está entre os municípios de pequeno porte que dispõe seus rejeitos a céu aberto, sem nenhum tratamento prévio. O objetivo deste trabalho é analisar a gestão dos resíduos sólidos no município de Aratuba, CE. A pesquisa foi dividida em duas etapas: bibliográfica e campo, assim, analisando de que forma é realizada a coleta e o destino final dos resíduos produzidos no município O município possuí coleta de lixo em recipientes disponíveis em via pública, e são descartados pela própria prefeitura por meio da Secretaria de Obras e Urbanismos, todos os dias no lixão a céu aberto localizado no próprio município. Sendo possível concluir a evidente necessidade de se abrir caminhos para a coleta seletiva do lixo urbano pela própria população, visto que o mesmo pode tornar-se matéria prima para fabricação de novos produtos e evitar o aumento do acúmulo do lixo. O município necessita de ações educativas eficientes capazes de conscientizar e alertar a sociedade sobre a importância de adotarem práticas ambientalmente corretas no cotidiano.
Descrição: GERMANO, Evanir Brasil. Gestão dos resíduos sólidos no município de Aratuba, Ceará. 2018. 32 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos da Universidade, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3224
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EVANIR BRASIL GERMANO MONO.pdf2018_mono_ebgermano.pdf948,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.