Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Título: Universidade aberta do Brasil (UAB) e o Programa nacional de formação em administração pública (PNAP) para uma formação descentralizada de gestores públicos no Ceará
Autor(es): Teixeira, Gabriele de Lima
Palavras-chave: Ensino à distância
Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP)
Gestão pública
Data do documento: 29-Jun-2018
Citação: TEIXEIRA, G.L (2018)
Resumo: No ano de 2009 surgiu a implementação do Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), uma iniciativa no âmbito do sistema UAB lançada pela CAPES. As universidades de ensino superior podem aderir ao programa, na busca de potencializar estratégias de descentralização e fortalecimento da gestão pública em todos as esferas governamentais. Esse programa estrutura se como forma inovadora de democratizar oportunidades de qualificação de gestores públicos ao adotar a modalidade EaD, sustentado por um padrão nacional que corrobora para a qualidade do ensino a distância. As IPES são uma forte parceira na implementação do programa, apresentado cursos de graduação em Administração Pública e especializações em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal, Gestão da Saúde. O presente trabalho identifica as instituições públicas de ensino superior de Fortaleza que aderiram ao programa e sua abrangência territorial. Em termos metodológicos, realizou se um estudo exploratório – qualitativo, a pesquisa foi aplicada através de uma entrevista semiestruturada para as coordenações EaD das instituições públicas de Fortaleza via e mail, como também por documentos oficiais. Dentre os principais resultados destacam se: o fomento da interiorização da formação de pessoas atuantes ou que tenham interesse em atuar na gestão pública por meio do programa.
Descrição: TEIXEIRA, Gabriele de Lima. Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP) para uma formação descentralizada de gestores públicos no Ceará.. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3226
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELE DE LIMA TEIXEIRA TCC.pdf2018_mono_glteixeira.pdf566,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.