Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3235
Título: Uma abordagem sobre educação ambiental no ensino da educação de jovens e adultos no Maciço de Baturité
Autor(es): Oliveira, Francisco Gilvan de
Palavras-chave: Educação Ambiental
Educação de Jovens e Adultos
Sustentabilidade
Data do documento: 7-Mai-2018
Citação: OLIVEIRA, F. G. (2018)
Resumo: O avanço tecnológico e científico vivenciado nas últimas décadas tem favorecido a revolução da indústria, o aumento de poluição, a expansão dos centros urbanos, trazendo como consequências uma forte agressão ao meio ambiente, pondo em risco a própria sobrevivência humana em um futuro próximo. Tudo isso promovido pela ação humana visando suprir as necessidades pertencentes às culturas do consumismo, sugando da natureza mais que o necessário. Em face da problemática, surge a necessidade de mudança de atitudes e comportamentos, com uma reeducação perante a realidade que prologue a capacidade de suporte da natureza. Nessa perspectiva, este trabalho objetiva analisar a abordagem da Educação Ambiental no processo de ensino aprendizagem da Educação de Jovens e Adultos, levando em conta as políticas formais e praticadas de temas associados à sustentabilidade na estruturação dos livros didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos escolares e nas praticas docentes, considerando o entrelaço desses como ferramenta na promoção de desenvolvimento sustentável, subsidiando os processos de aprendizagem e aquisição do conhecimento. A pesquisa de abordagem qualitativa ocorreu através de aplicação de questionário com os docentes envolvidos no processo de ensino aprendizagem da EJA em 14 escolas do Maciço de Baturité. Com intuito de conhecer e mapear as metodologias adotadas pertinentes às práticas sustentáveis, confrontando-as com os Parâmetros Curriculares Nacionais do Meio Ambiente e averiguando o grau de interdisciplinaridade, foi elaborado um questionário dividido com perguntas sobre o livro didático, praticas metodológicas docentes e Projeto Político da Escola. Os resultados analisados a partir da construção da Escala Likert e do calculo do Ranking Médio revelam, que é de fundamental importância o envolvimento de toda comunidade escolar no acesso a Educação Ambiental, como forma de contribuir para a formação plena do aluno, consciente da utilização dos recursos naturais. Não obstante, faz-se necessário uma reestruturação na base curricular a um convergimento interdisciplinar que proporcione uma formação inteira dos discentes, críticos da realidade, pessoas transformadoras e conscientes de sua importância no processo de evolução e desenvolvimento sustentável. Dessa forma, fazendo reflexões da inter-relação entre as práticas pedagógicas de abordagem de conteúdos sustentáveis, formação docente na educação básica e exploração do livro didático poderão contribuir para novas tendências de aprendizagem significativas, numa perspectiva de promoção da sustentabilidade na EJA e de modo geral.
Descrição: OLIVEIRA, Francisco Gilvan de. Uma abordagem sobre educação ambiental no ensino da educação de jovens e adultos no Maciço de Baturité. 2018. 58 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3235
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCO GILVAN DE OLIVEIRA TCC.pdf2018_mono_fgdeoliveira1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.