Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/324
Title: Identidade negra nas turmas de 9° anos do Ensino Fundamental na Escola Maria Augusta Russo dos Santos em Redenção - Ce
Authors: Almeida, Silvânia Maria de Sousa Costa Almeida
Keywords: Negros – Identidade racial – Brasil
Ensino fundamental
Racismo
Redenção - CE
Issue Date: Feb-2013
Citation: ALMEIDA, S. M. de S. C. (2013)
Abstract: Este trabalho monográfico cujo tema é Identidade Negra no Ensino Fundamental tem o propósito de abordar a presença do negro nas salas de aulas dos 9º anos, na Escola do Ensino Fundamental Maria Augusta Russo dos Santos, na cidade de Redenção-Ce e discutir sobre a identidade afro-brasileira na sociedade redencionista e como essa identidade é tratada em um país que nega o preconceito racial, mas, trata o negro com discriminação e com palavras depreciativas. A identidade negra está presente em todas as camadas da sociedade e isso deveria ser motivo de orgulho, pois os africanos escravizados contribuíram para a construção da história brasileira, e, mais especificamente, da história redencionista, pois, esta foi a primeira cidade cearense a libertar seus escravos. A Democracia Racial é um mito criado pela elite para camuflar o racismo brasileiro. Isso faz com que o afro-brasileiro tenha dificuldade em conquistar o seu espaço na sociedade dos brancos. No entanto, hoje temos algumas instituições que tentam defender os direitos dos negros, como a escola, as universidades e contamos ainda com o movimento negro, que está se fortalecendo a cada dia. As ações afirmativas já começam a formar uma consciência crítica e reparadora nos brasileiros, à medida que buscam valorizar a cultura negra no país. Também aborda a questão que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica, discorrendo sobre os problemas para sua aplicação, especialmente os relacionados à falta de formação dos professores para trabalharem estes temas. Vale ressaltar que os professores da escola onde a autora desse trabalho leciona estão preparados para trabalharem esse mote com responsabilidade, estimulando o respeito às diferenças e contribuindo para acabar com o racismo, discriminação e preconceito no ambiente escolar.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/324
Appears in Collections:Monografia - Especialização em Histórias e Culturas Afro-brasileira, Indígena e Africana

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Silvania Maria de Sousa Costa A.pdf542,56 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.