Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3243
Título: A participação social no processo de elaboração do orçamento público de Piquet Carneiro- CE
Autor(es): Souza, Silvio dos Santos
Palavras-chave: Orçamento- Brasil
Orçamento participativo
Gestão pública
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: SOUZA, S. S. (2018)
Resumo: Este trabalho se desenvolve com foco no processo de elaboração do Orçamento Público no município de Piquet Carneiro, Ceará. Seu objetivo é analisar se o processo de elaboração do orçamento público do município de Piquet Carneiro é desenvolvido de forma participativa, de modo que este se caracterize como instrumento democratizador da gestão pública no município. O estudo se desenvolve na forma de estudo de caso, de natureza exploratória, no qual a análise dos dados se dá mediante uma abordagem qualitativa em que prevalece a análise de conteúdo. A partir da análise das duas partes envolvidas, de um lado o município, pesquisado mediante a entrevista com a Secretária Municipal de Planejamento e Gestão, e do outro a participação social, acompanhada mediante a participação do pesquisador em todas as audiências públicas do processo, a pesquisa evidencia como resultado principal que o processo de elaboração do orçamento público do município está sim sendo realizado de forma participativa se caracterizando como um instrumento democratizador da gestão pública do município.
Descrição: SOUZA, Silvio dos Santos. A participação social no processo de elaboração do orçamento público de Piquet Carneiro- CE. 2018. 26 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3243
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVIO DOS SANTOS SOUZA TCC.pdf2018_mono_sssouza.pdf220,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.