Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3245
Título: A gestão dos resíduos sólidos das unidades básicas de saúde que compõem o programa saúde da família em Morada Nova/CE
Autor(es): Cavalcante, Rosa Maria da Silva
Palavras-chave: Resíduos sólidos
Saúde pública
Administração pública
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: CAVALCANTE, R. M. S. (2018)
Resumo: No Brasil, a gestão dos resíduos descartados pelas atividades humanas constitui-se um grande desafio a ser enfrentado pela administração pública. Os resíduos podem ser divididos em domésticos, comercial, público ou de serviço de saúde. Visando conhecer sobre o lixo hospitalar elegeu-se como objeto de estudo os resíduos de saúde. A partir dele, definiu-se o seguinte problema: “quais os procedimentos da gestão dos resíduos sólidos aplicados nas unidades dos postos de saúde pública em Morada Nova/CE?”. Para responder a essa problemática, tem-se como objetivo geral analisar a gestão dos resíduos sólidos nas unidades básicas de saúde. E específicos: 1. Realizar um diagnóstico à cerca do conhecimento dos gestores e colaboradores que produzem ou trabalham com os resíduos sólidos de saúde; 2. Identificar os tipos de resíduos sólidos gerados; e 3. Identificar as legislações e regulamentos aplicáveis ao gerenciamento de resíduos em estabelecimentos de saúde. Trata-se de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa e quantitativa, onde a população são os servidores da Secretaria de Saúde de Morada Nova/CE e a amostra os funcionários das unidades básicas de saúde. A partir desta foi construído um paralelo entre a realidade observada, as colocações dos servidores e o que é preconizado em lei, RDC e literatura. Dentre os resultados destaca-se: 71% dos entrevistados já ouviram falar de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos – PGRS; Os conceitos produzidos por eles trazem juntos a ideia de “documento que define, norteia a organização e separação dos tipos de lixos produzidos nos estabelecimentos de saúde”; Segundo 100% dos entrevistados não há PGRS; e 67% afirmam nunca terem ouvido falar da RDC no 306/2004. Os dados analisados ressaltam que há pouca informação sobre o PGRS, e que é essencial a sua elaboração, implantação e desenvolvimento, visto que há desconhecimento por parte de muitos profissionais quanto aos critérios mínimos de classificação dos RSS, e que mesmo em vigor desde 2004 a RDC no 306 é pouco conhecida e aplicada.
Descrição: CAVALCANTE, Rosa Maria da Silva. A gestão dos resíduos sólidos das unidades básicas de saúde que compõem o programa saúde da família em Morada Nova/CE. 2018. 35 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Limoeiro do Norte-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3245
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROSA MARIA DA SILVA CAVALCANTE TCC.pdf2018_mono_rmscavalcante.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.