Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3251
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Sousa, Maria de Fátima de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T15:59:07Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T15:59:07Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-07 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, M. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3251 | - |
dc.description | SOUSA, Maria de Fátima de. A importância da gestão escolar na qualidade do ensino ofertado na EEM vereadora Edimar Martins da Cunha, Itapiúna-CE. 2018. 54 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Gestor escolar é caracterizado como a pessoa responsável por construir uma gestão eficaz e melhorar os procedimentos institucionais, burocráticos e pedagógicos da organização escolar com base num processo interno de avaliação. Essa avaliação serve para análise das responsabilidades e atividades daqueles que trabalham na escola, bem como o uso das suas instalações, assegurando assim, que os recursos humanos e materiais da escola estejam organizados de modo a criar um ambiente de aprendizagem eficiente, seguro e eficaz. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo compreender o conceito de gestão escolar e indagar a respeito da atuação pedagógica do gestor. Visando a melhoria da aprendizagem e rendimento dos educandos. Sendo que a atuação de um bom gestor perpassa pelas seguintes dimensões: democrática-participativa, burocrática e pedagógica. A pesquisa será realizada na Escola de Ensino Médio Vereadora Edimar Martins da Cunha, a partir de minhas experiências vivenciadas no cotidiano, junto à equipe gestora e da aplicação de questionários ao diretor, coordenador e treze professores da instituição. Tentando com isso, compreender a verdadeira função desses membros, no qual compete a todos o engajamento no trabalho, para assim obterem melhores resultados no campo pedagógico. No entanto, percebe-se que para que haja um bom resultado, faz-se necessário ter um gestor comprometido, atuante, articulador e participativo com o pedagógico, envolvendo toda a comunidade escolar nessa tarefa que é aprendizagem dos discentes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola - Gestão | pt_BR |
dc.subject | Ensino - Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | A importância da gestão escolar na qualidade do ensino ofertado na EEM vereadora Edimar Martins da Cunha, Itapiúna -CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA DE FÁTIMA DE SOUSA TCC.pdf | 2018_mono_mfdesousa.pdf | 2,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.