Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Título: Estratégias de impolidez linguística: representações sobre o racismo em interações virtuais em blogs
Autor(es): Silva, Tatiana Martins Oliveira da
Palavras-chave: Linguística
Racismo
Blogs
Data do documento: 6-Ago-2021
Citação: SILVA, T. M. O. (2021)
Resumo: O objetivo desta dissertação é analisar as estratégias de (im)polidez que se mostram nas representações discursivas sobre o racismo em interações virtuais presentes em blogs. Estabelecemos, para alcançar tal intento, como objetivos específicos: a) caracterizar como as representações do racismo aparecem em interações virtuais nos blogs; b) descrever as estratégias de (im)polidez com representações racistas em interações virtuais e c) descrever a construção da face dos indivíduos ao utilizarem estratégias de (im) polidez linguística com representações do racismo em interações virtuais nos blogs. O arcabouço teórico-metodológico para analisar essas estratégias de (im)polidez utilizou-se de dois eixos teóricos combinados. O primeiro trata-se da teoria da (im)polidez linguística com base nos estudos de Brown e Levinson (1987), Leech (1983) e Goffman (2012). O segundo eixo, trata-se da teoria das representações do racismo na linguagem com Kabengele Munanga (1999), Teun A. Van Dijk (2017) e Frantz Fanon (2008). Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório. A metodologia consistiu na análise de quatro postagens realizadas nos blogs Senso Incomum e Voltemos à Direita (duas postagens de cada), para uma comparação de dados entre ambas. Os critérios de análise levam em conta a verbalização do enunciado, a meta comunicacional, os comentários dos usuários dos blogs, públicoalvo e elementos extralinguísticos como imagens, gráficos e símbolos. Os resultados demonstram que, apesar da moral e dos bons costumes que assumem as postagens impolidas, através das quais explicitamente ocorrem exposições de faces, que os atos de fala proferidos instauram ofensas contra pessoas negras, fazendo surgir conflitos nas interações por meio de atos de fala polidos e impolidos, proferidos por homens e mulheres, interagentes dos blogs investigados. Tais ofensas constituem e são constituídas em modos de naturalização de representações racistas e colonizadoras de populações afrodescendentes, as quais reafirmam modos hegemônicos de ser “branco” e “negro”.
Descrição: SILVA, Tatiana Martins Oliveira da. Estratégias de impolidez linguística: representações sobre o racismo em interações virtuais em blogs. 2021. 102 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3259
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TATIANA MARTINS OLIVEIRA DA SILVA Dissertação.pdf2021_dis_tmodasilva.pdf1,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.