Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3269
Título: A Feira Livre do Município de Redenção-Ceará como uma Política Pública de Desenvolvimento Local: Um Desafio da Gestão Municipal
Autor(es): Silva, Juliana Morais
Palavras-chave: Feira-livre
Agricultores
Feirantes
Redenção - CE
Desenvolvimento local
Políticas públicas
Data do documento: 5-Jul-2017
Citação: SILVA, J. M. (2017)
Resumo: O município de Redenção nasceu às margens do rio Pacoti e sua principal economia sempre foi agricultura, primeiro, pelo plantio da cana-de-açúcar e engenhos, depois pelo plantio de frutas. Dessa forma, não demorou muito para o aumento de sítios pelos arredores, sua exuberância, se destacou por ser um vale verde, daí o início da comercialização desses produtos na feira livre, criada pelo Decreto nº 029, de 18 de junho de 1949. Nos dias atuais há vários debates de interesse da sociedade no sentido de desenvolver esses locais, nesse sentido o desenvolvimento local vem ganhando novas dimensões, e aumentando a capacidade dos atores locais serem protagonistas de suas histórias. O desenvolvimento local é um processo endógeno de mudança que leva a melhoria de vida e dinamiza a economia local, que por sua vez, demanda mudanças estruturais principalmente na esfera municipal. O objetivo da pesquisa é analisar a feira livre do Município de Redenção-Ce., como uma ferramenta de desenvolvimento local. Este estudo se caracterizou numa investigação de caráter qualitativo, utilizando o método descritivo-exploratório de caráter etnográfico. Os dados coletados se deram através de entrevistas semiestruturadas e observações in loco. Os resultados deste estudo mostram que o desenvolvimento local sem raízes, cuja economia se alimenta através da arrecadação formada por fundos de participação e transferências, está longe de um desenvolvimento local. Por fim, é necessária aderência de mecanismos de auto-organização como o associativismo.
Descrição: SILVA, Juliana Morais. A Feira Livre do Município de Redenção-Ceará como uma Política Pública de Desenvolvimento Local: Um Desafio da Gestão Municipal. 2017. 66 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3269
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC JULIANA MORAIS SILVA.pdf2017_mono_jmsilva.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.