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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3273
Título : | Análise textual e retórica da construção da argumentação em materiais informativos de prevenção à covid-19 no portal da Fiocruz |
Autor : | Cruz, Bárbara Silva |
Palabras clave : | Textos informativos Coronavírus Divulgação - Cartaz |
Fecha de publicación : | 29-sep-2022 |
Citación : | CRUZ, B.S (2022) |
Resumen : | Este trabalho tem o objetivo de analisar, com base na proposta teórico-metodológica de Garantizado Júnior (2015) para a análise da argumentação em textos verbais, de que maneira os Textos Informativos em formato de cartazes, publicados entre os meses de março de 2020 a junho de 2021 no portal oficial da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), foram utilizados como medidas preventivas ao contágio e à disseminação do vírus da Covid-19. Teoricamente, esta pesquisa encontra-se alicerçada no trabalho de Garantizado Júnior (2015, 2016), que, inspirado na proposta de Pinto (2010), desenvolveu uma proposta de análise da argumentação que considera os seguintes fatores : contextual (os Elementos Externos da Argumentação), textuais (o Componente Genérico e o Sequencial) e retóricos ( o Componente Retórico). Os Elementos Externos da argumentação, fundamentados nos pressupostos de Maingueneau (2008), são constituídos pelos aspectos sócio-históricos (contexto amplo) e situacionais (contexto específico), que exercem coerções nos gêneros textuais. Dessa forma, fundamentado na teoria bakhtiniana e nos estudos de Jean-Michel Adam, Garantizado Júnior (2015) denomina o plano textual como corresponde ao Componente Genérico, seguindo a proposta de Bakhtin (2016), e ao Componente Sequencial, seguindo a proposta de Adam (1992, 2008). Os fatores retóricos são abordados no Componente Retórico, que é caracterizado com base na análise das esquematizações propostas por ADAM (2008), decorrentes da sequencialidade textual, que direciona para a projeção da imagem do locutor, fator que constitui o Componente Retórico, fundamentado na percepção de ethos em Maingueneau (2008) e a utilização das técnicas argumentativas propostas por Perelman e Tyteca (2014). Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem qualitativa com o método de abordagem hipotético-dedutivo. O corpus foi constituído a partir do acesso ao portal da Fiocruz, onde foram selecionados cartazes sobre o coronavírus disponíveis na aba “materiais para download”, selecionados de acordo com os critérios e as etapas de análises pré- estabelecidas. Os resultados apontam que os Elementos Externos da Argumentação, exercem coerções na elaboração dos textos, o que indica que os textos são construídos conforme as condições sócio-históricas e condições específicas de sua produção. Ademais, foi possível evidenciar que utilização do gênero Cartaz foi motivada pelos Elementos Externos da Argumentação, uma vez que esta escolha foi condicionada pela situação comunicativa que emerge do ambiente virtual, local de constante circulação de textos multissemióticos. O Cartaz possui caráter argumentativo, e seu aspecto multimodal foi responsável por propagar informações com dinamismo e clareza, persuadindo o leitor a aderir às ideias disseminadas pelos órgãos da saúde, dentre elas, o argumento de que a população deve ficar isolada socialmente. As unidades que constituem o gênero Cartaz (o Componente Genérico) contribuem para a mobilização de argumentos e o processo de argumentação. Além disso, o Componente Retórico é mobilizado no Cartaz por meio da construção da imagem negativa do coronavírus e de como esse vírus é maléfico para a população. Isso ocorre através da apresentação de argumentos, com o uso de técnicas argumentativas, que buscam provar que a população deve cumprir as medidas preventivas e isolar-se socialmente. |
Descripción : | CRUZ, Bárbara Silva. Análise textual e retórica da construção da argumentação em materiais informativos de prevenção à covid-19 no portal da Fiocruz. 2022. 198 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2022. |
URI : | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3273 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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