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dc.contributor.authorSilva, Antonio Eugenio Ramos da-
dc.date.accessioned2023-05-08T19:21:31Z-
dc.date.available2023-05-08T19:21:31Z-
dc.date.issued2022-11-29-
dc.identifier.citationSILVA, A. E. R. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3274-
dc.descriptionSILVA, Antonio Eugenio Ramos da. Perfil sociolinguístico e avaliação linguística: relação entre a libras e a língua portuguesa para os surdos do Estado do Ceará. 2022. 115 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudo da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, a língua portuguesa é constituída como língua oficial, no entanto o país dispõe de outras línguas faladas em comunidades minoritárias, gerando assim um país plurilíngue com contextos específicos de bilinguismo, a exemplo das comunidades surdas. A temática desta dissertação recai sobre o perfil sociolinguístico e avaliação linguística no contexto de bilinguismo bimodal dos surdos (a partir de LABOV, 2008; COELHO et al. 2019; CALVET, 2007; OLIVEIRA, 2013; GESSER, 2009, 2012; QUADROS, 1997 e outros), tratamos mais especificadamente da caracterização do perfil sociolinguístico da comunidade surda do Estado do Ceará e, complementarmente, da avaliação que os indivíduos desta comunidade fazem das línguas que empregam: a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e, em sua maioria a língua portuguesa na modalidade escrita, visto que o perfil dos surdos é heterogêneo, desse modo, alguns também empregam a língua portuguesa oral. O objetivo principal da pesquisa é apresentar uma fotografia sociolinguística dos surdos cearenses, buscando revelar o status que as línguas utilizadas por esses indivíduos ocupam. Esse trabalho configura-se como sendo do tipo descritivo, pois permite-nos o registro e análise de características das comunidades surdas investigadas, com base na aplicação de inquéritos estruturados com questões voltadas para as características linguísticas, sociais, educacionais e culturais de surdos e de seus familiares, permite-nos ainda um levantamento estatístico de uma amostra considerável das comunidades surdas, sendo respaldada nos pressupostos teórico-metodológicos da sociolinguística de base qualitativa e das políticas linguísticas. Tal abordagem é relevante porque é capaz de fornecer informações e reflexões consistentes, colhidas com rigor técnico e embasados em uma teoria sólida. Os resultados apontam para um perfil de surdos bilíngues, com características por vezes semelhantes ou não no que diz respeito a sua relação com as línguas em questão, a depender do contexto em que aprenderam e nas situações comunicacionais em que utilizam essas línguas em contato. Além disso, a pesquisa revela que diferentes fatores influenciam na aprendizagem, tais como idade de aquisição das línguas, adequação ou inadequação do material no ensino de LP, estrutura das escolas e qualificação dos professores para o ensino de pessoas surdas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação linguísticapt_BR
dc.subjectComunidades surdaspt_BR
dc.subjectLibraspt_BR
dc.subjectPerfil linguísticopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.titlePerfil sociolinguístico e avaliação linguística: relação entre a libras e a língua portuguesa para os surdos do Estado do Cearápt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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