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Título: O emprego dos verbos modais poder e dever na construção da argumentação em redações nota mil do exame nacional do ensino médio (ENEM)
Autor(es): Pinheiro, Maria Adelane Moura da Silveira
Palavras-chave: Gramática Discursivo-Funcional
Verbos modais
Redações do Enem
Data do documento: 30-Nov-2022
Citação: PINHEIRO, M. A. M. S. (2022)
Resumo: A presente pesquisa está situada no campo da descrição e análise funcionalista e no campo dos estudos sobre os processos de ensino e aprendizagem de línguas, no âmbito da produção de texto, desde sua dimensão subjetiva até sua dimensão social, à medida que se propõe a investigar os aspectos formais e funcionais que caracterizam o emprego dos verbos modais poder e dever na construção da argumentação em redações nota mil do Enem. Nesse sentido, este trabalho assume os postulados do paradigma funcionalista, que dá grande atenção aos aspectos funcionais, situacionais, contextuais e comunicacionais envolvidos no uso da língua; em particular, segue as lições do suporte teórico-metodológico da Gramática Discursivo Funcional (GDF - HENGEVELD; MACKENZIE, 2008), que estabelece uma relação não arbitrária entre a instrumentalidade do uso da língua (o funcional) e a sistematicidade da estrutura linguística (o gramatical). Propõe-se despertar no professor um olhar analítico-descritivo através de uma proposta de abordagem de tais elementos com o objetivo de promover a formação de produtores de texto mais conscientes do valor dessa estratégia linguística, especialmente quando atualizada em Redações do Enem, conforme o foco deste estudo. Analisamos de maneira qualitativo-quantitativa um corpus com 60 redações nota 1000 do Enem, 20 de cada um dos seguintes anos: 2018, 2019 e 2020. Formulamos cinco grupos de categorias de análise, a saber: (i) categorias contextuais (tipo de informação mobilizada e temática proposta para redação), (ii) categorias do Nível Retórico-Textual (estratégias argumentativas e estrutura do texto argumentativo), (iii) categorias do Nível Interpessoal (tipo de ilocução), (iv) categorias do Nível Representacional (domínio semântico da marca modalizadora e alvo do modalizador) e (v) categorias do Nível Morfossintático (formas de expressão, modo verbal e tempo verbal). Em relação à análise quantitativa dos dados, utilizamos o programa SPSS (Statistical Package for Social Science, versão 7.5 para Windows. Com relação às categorias contextuais, observamos que o repertório baseado no senso comum constitui o tipo de repertório contextual mais frequente. Isso demonstra que o enunciado modalizado tende a ocorrer no contexto de informações adquiridas nas relações interpessoais ou textuais do candidato do Enem. Quanto às categorias retórico-textuais, verificamos que a proposta de intervenção constitui a estratégia argumentativa do nível retórico mais frequente. Quanto à estrutura do texto dissertativo-argumentativo, constatamos que a conclusão é a parte do texto em que mais ocorrem os verbos modais analisados. No Nível Interpessoal, constatamos que a Ilocução Declarativa ocorre em 100% das ocorrências. No Nível Representacional, notamos que a modalidade deôntica constitui o domínio modal mais frequente; e o Evento constitui alvo do modalizador mais recorrente. Esse fato que está associado à proposta de intervenção que é solicitada no Exame, conduzindo à manifestação de significados deônticos ligados às obrigações. No Nível Morfossintático, os resultados apontam que o verbo dever constitui a forma de expressão mais frequente; bem como o modo indicativo e o presente representam as propriedades formais mais fortemente ligadas aos verbos analisados. Esse resultado é motivado pelo significado contextualizado do verbo, que, na proposta de intervenção do texto, assume uma interpretação deôntica.
Descrição: PINHEIRO, Maria Adelane Moura da Silveira. O emprego dos verbos modais poder e dever na construção da argumentação em redações nota mil do exame nacional do ensino médio (ENEM). 2022. 169 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós- Graduação em Estudo da Linguagem (PPGLin) Mestrado em Estudos da Linguagem. Instituto de Linguagens e Literaturas (ILL), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3276
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem

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