Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3283
Título: Aspecto etnobotânico de plantas potencialmente antioxidantes: um estudo em uma comunidade rural na região do maciço de Baturité- CE
Autor(es): Sousa, Luana Mateus de
Palavras-chave: Plantas medicinais
Antioxidantes
Conhecimento popular
Data do documento: 7-Mai-2018
Citação: SOUSA, L.M. (2018)
Resumo: Compreendida como complexa, a relação homem-natureza modifica-se ao longo do tempo e se alterna entre o domínio e proteção à natureza. Nesta perspectiva, considerando que o estudo da riqueza biológica relacionada a plantas medicinais e sua ação antioxidante torna-se cada vez mais importante por estar ligado a uma prática social que envolve vários povos e comunidades, com visões, saberes e práticas culturais próprias. Objetiva-se com a realização deste estudo compreender os aspectos etnobotânicos de plantas potencialmente antioxidantes, utilizadas por uma comunidade rural na região do Maciço de Baturité- CE. Metodologicamente, utilizou-se a abordagem qualitativa, a partir da realização de entrevistas e da utilização de uma abordagem bibliográfica para embasar os achados. Os resultados demonstraram que as 10 famílias entrevistadas fazem uso de plantas nativas e exóticas, pertencentes a algumas famílias botânicas, destacando-se as espécies: Lippia alba e Plectranthus barbatus entre as mais citadas, e que dentro do universo das famílias botânicas a Lamiaceae foi a mais representativa em número de indivíduos citadas nas falas dos entrevistados. Estas plantas destacadas nas entrevistas geralmente são cultivadas nos quintas e jardins, e sua utilização é mais evidente na forma de chá, cuja parte das plantas mais utilizadas é as folhas. Alguns estudos evidenciam que a forma de cultivo, solo, entre outros, interferem na propriedade medicinal destas plantas. Deste modo, se faz necessário o desenvolvimento de mais estudos para avaliar as propriedades antioxidantes de plantas da comunidade em estudo.
Descrição: SOUSA, Luana Mateus de. Aspecto etnobotânico de plantas potencialmente antioxidantes: um estudo em uma comunidade rural na região do maciço de Baturité- CE. 2018. 27 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Engenharias e Desenvolvimento Sustentável - IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3283
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUANA MATEUS DE SOUSA_TCC_Monografia.pdf2018_mono_lmsousa.pdf413,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.