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dc.contributor.authorAmorim, Verônica Souza de-
dc.date.accessioned2023-05-15T12:16:34Z-
dc.date.available2023-05-15T12:16:34Z-
dc.date.issued2018-11-08-
dc.identifier.citationAMORIM, V. S. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3293-
dc.descriptionAMORIM, Verônica Souza de. O papel das parcerias públicos privadas no programa de educação em tempo integral: um estudo sobre a contribuição do instituto JCPM de compromisso social nas disciplinas eletivas de duas escolas em Fortaleza. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA ampliação da jornada em tempo integral com as escolas profissionalizantes foi iniciada pela Secretaria de Educação do Ceará desde 2005, os currículos dessas escolas contemplam os componentes da base comum, parte diversificada e da base técnica dos cursos ofertados como administração, redes de computadores, secretariado, eventos entre outros. No entanto, somente a partir de 2016 que as escolas regulares passaram a integrar o programa de Educação Integral. Nesse primeiro ano foram vinte e seis escolas a partir daí a cada ano a rede vem se expandindo. Com base no aumento desse quantitativo o trabalho foi realizado tendo como foco a percepção dos alunos quanto a ampliação da jornada e a realização das disciplinas eletivas. A nossa pesquisa trouxe a realidade de duas escolas de Fortaleza que fizeram parceria com o Instituto JCPM de Compromisso social no sentido de contribuir para a aprendizagem dos seus alunos tendo em vista os inúmeros desafios que se apresentam diante dessa nova realidade e das dificuldades que ampliação requer de ressignificação de suas práticas. Ao final do trabalho constatou-se que na ampliação da jornada escolar, a parceria foi de suma importância para os alunos e consequentemente para escolas, pois apesar de outras parcerias firmadas entre a SEDUC e outras Instituições, essas não conseguem atingir todas as escolas em sua totalidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducação integral - Brasilpt_BR
dc.subjectEscola em tempo integralpt_BR
dc.subjectParceriaspt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO papel das parcerias públicos privadas no programa de educação em tempo integral: um estudo sobre a contribuição do instituto JCPM de compromisso social nas disciplinas eletivas de duas escolas em Fortalezapt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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