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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3294
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Assunção, Sandra Maria Tavares | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-15T12:22:35Z | - |
dc.date.available | 2023-05-15T12:22:35Z | - |
dc.date.issued | 2016-08-01 | - |
dc.identifier.citation | ASSUNÇÃO, S. M. T. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3294 | - |
dc.description | ASSUNÇÃO, Sandra Maria Tavares. A implementação da lei 10.639/03 no município de Horizonte/ Ceará, comunidade quilombola Alto Alegre. 2016. 77 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Fortaleza-CE, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | Neste trabalho comprometi-me a dialogar com o universo plural e com as particularidades específicas ao objeto de estudo que é a lei 10.639/03 que estabelece a obrigatoriedade do Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana na Educação Básica e as possibilidades na construção de novas relações étnico-raciais a partir de sua implementação na Escola Olímpio Nogueira. A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar os desdobramentos das determinações da Lei no currículo da escola e nas relações étnico-raciais da comunidade quilombola (2008-2016) e como específicos: a) verificar desdobramentos da implementação da lei na unidade escolar, b) identificar qual é a contribuição da formação continuidade para a resignificação das práticas pedagógicas e de que forma estas tem desconstruído o preconceito racial e afirmado a cultura negra e a sua relação com o processo de autoafirmação étnico-racial dos educadores e estudantes da escola e a relação com a cultura local. Para tanto, a pesquisa foi desenvolvida priorizando uma representação de professores, estudantes dos anos finais do ensino fundamental, pais e equipe gestora da referida instituição. Na realização do estudo, optei pela abordagem qualitativa com foco em pesquisa bibliográfica e documental. Escolhi como tipo de pesquisa o estudo de caso e como técnica norteadora na interpretação dos dados qualitativos encontrados na pesquisa de campo, a análise de conteúdo. A observação, as entrevistas e a análise documental foram os procedimentos utilizados na coleta das informações. O aporte teórico fundamenta-se na literatura de autores que discutem a temática: formação docente (FREIRE, 2001; PIMENTA, 2002; ALARCÃO, 2001) práticas pedagógicas (TARDIF, 2002; PIMENTA, 2001), currículo (SACRISTÁN, 2000), Identidade (SILVA, 2000) entre outros). Desse modo, conclui-se através dos resultados obtidos que a formação continuada dos professores foi essencial para a implementação da lei 10639/03 que teve desdobramentos significativos no currículo e nas práticas pedagógicas e contribuiu para o reconhecimento da história do/a negro/a e de sua cultura, bem como uma melhoria considerável no sentimento de pertence da comunidade do Alto Alegre, principalmente para os estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Práticas pedagógicas | pt_BR |
dc.subject | Lei 10.639/03 | pt_BR |
dc.title | A implementação da lei 10.639/03 no município de Horizonte/ Ceará, comunidade quilombola Alto Alegre | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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