Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Título: Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB), campus da Liberdade
Autor(es): Pereira, Luís Felipe Sá
Palavras-chave: Gerenciamento
Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (Unilab)
Resíduos orgânicos
Data do documento: 13-Ago-2018
Editor: PEREIRA, Luís Felipe Sá. Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB), campus da Liberdade. 2018. 30 f.
Citação: PEREIRA, L. F. S. (2018)
Resumo: O presente trabalho avaliou o gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos na UNILAB, concretamente campus da Liberdade. O objetivo geral desse trabalho é analisar as práticas adotadas pela Unilab no que diz respeito ao gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos produzidos no campus acima citado; os objetivos específicos se detêm em analisar as causas que têm contribuído para a geração e o aumento desses resíduos nesse campus; ao mesmo tempo, procurar a existência ou não de políticas ou medidas que a Unilab toma ou vem tomando no tocante a redução de quantidade desses resíduos gerados neste campus e, por último, falar sobre o que o aumento e o mau gerenciamento desses resíduos podem causar. Dessa forma, metodologicamente, a pesquisa foi desenvolvida com base em fontes secundárias e primárias, isto é, trabalhou-se com artigos, documentos e livros. Ao mesmo tempo, trabalhou-se com a pesquisa de campo onde foram realizadas as ações diretamente nesse campus. Com base nessa metodologia foram alcançados os seguintes resultados: não existe nenhuma política por parte da universidade no sentido de conscientizar a comunidade acadêmica de como lidar ou usar de forma racional a comida, pois a empresa fornecedora que é responsável pela campanha de conscientização, mas a mesma também não é obrigada a fazer isso; os estudantes acreditam que os desperdícios que tem como consequência a geração desses resíduos tem muito a ver com as comidas, ou seja, muitas vezes as comidas não lhes agradam; todos os entrevistados demostraram a preocupação em relação a geração desses resíduos. Portanto, conclui-se que é necessário fazer alguma coisa ou ação. Ações como campanhas de sensibilização, seminários, palestras, cartazes e grupos de pesquisas ajudaria muito para mudar essa situação.
Descrição: PEREIRA, Luís Felipe Sá. Avaliação do gerenciamento dos resíduos sólidos orgânicos da Universidade da Integração Internacional Afro-Brasileira (UNILAB), campus da Liberdade. 2018. 30 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídrico, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3304
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIS FILIPE SÁ PEREIRA tcc.pdf2018_mono_lfspereira.pdf1,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.