Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Título: Transparência das informações relativas aos gastos públicos nos portais eletrônicos dos municípios da região do sertão central do Ceará
Autor(es): Lima, Paulo Sérgio Silveira
Palavras-chave: Transparência na administração pública - Brasil
Lei Complementar n° 131/2009
Gestão pública - Sertão central cearense
Transparência pública
Data do documento: 25-Out-2018
Citação: LIMA, P. S. S. (2018)
Resumo: O objetivo do presente trabalho é analisar no âmbito das cidades do sertão central cearense a aplicabilidade da Lei Complementar n° 131/2009 (Lei da Transparência) nos sítios eletrônicos das prefeituras. Vale ressaltar que não basta apenas disponibilizar as despesas e receitas no portal da transparência, mas fazer com que a população tenha meios de fácil acesso garantindo assim fácil compreensão dos dados expostos. As cidades consideradas neste estudo são: Banabuiú, Choró, Dep. Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Ibicuitinga, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole. A metodologia do trabalho compreendeu um estudo qualitativo descritivo, na qual foi feito um estudo bibliográfico, documental com aplicação de um questionário, sendo feito assim um levantamento nos portais de transparência nas cidades do Sertão Central Cearense. Foi constatado que o maior problema encontrado foi os meios para com que a população possa chegar aos resultados expostos, apesar de tudo todas as cidades estão com suas obrigações com a Lei da Transparência atualizadas, é preciso que a população seja estimulada a participar mais ativamente da gestão pública efetuando o controle social das contas públicas.
Descrição: LIMA, Paulo Sérgio Silveira. Transparência das informações relativas aos gastos públicos nos portais eletrônicos dos municípios da região do sertão central do Ceará. 2018. 52 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Piquet Carneiro-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3318
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PAULO SÉRGIO SILVEIRA LIMA TCC.pdf2018_mono_psslima.pdf2,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.