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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3321
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, José Wytra de Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-22T14:39:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-22T14:39:17Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-23 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, J. W. F. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3321 | - |
dc.description | SOUSA, José Wytra de Freitas. A reforma administrativa do estado brasileiro nos anos 90 e as consequências para a escola pública: estudo de caso, uma escola da periferia de Fortaleza. 2018. 43 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Apresentando a pesquisa de maneira panorâmica pode-se visualizá-la como estudo que analisa inicialmente a Reforma do Estado brasileiro, as crises e a realidade social e econômica do país que serviram de justificativa para a transição da burocracia para a administração pública gerencial, os reflexos que as mudanças produzidas pela descentralização e a democratização causaram na educação pública através da LDB e o FUNDEF, mais especificamente na escola pública e a partir da Lei 13.415, que modifica e altera alguns artigos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A principal pergunta é o que significaram essas mudanças, a descentralização e a democratização do ensino para a escola pública, com ênfase ao ensino médio e sob a perspectiva da escola. Desta forma as questões formuladas tentam tocar em pontos relevantes e essenciais a este entendimento, fazendo com que a pesquisa busque desvendar, de maneira prática, o processo de funcionamento didático/administrativo escolar a partir dessas mudanças citadas. O desenvolver do estudo tem como objetivo discutir os reflexos de mudanças da Reforma do Estado na educação pública, como a descentralização e democratização na escola pública, nessa fase são tratadas as questões oriundas da herança burocrático-patrimonialista e concomitantemente a educação é citada como elemento importante dessa transformação e busca da eficiência estatal na solução dos problemas sociais. Especificando o objetivo do estudo e trabalhando a realidade de uma escola pública, busca-se afirmações e constatações no decorrer da pesquisa através de citações de autores do tema e informações que permitam analisar os resultados dessas mudanças para a escola pública, consubstanciado pelas entrevistas de uma gestora escolar e de uma docente, que divergem com relação ao tema estudado, onde as modificações da LDB através da Lei 13.415 tornam-se motivo de polêmicas entre os profissionais do ensino. Obtendo também através desse estudo, resultados como o entendimento do alcance da reforma da LDB na escola pública, além de dados que comprovam as constatações salientadas na pesquisa. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão pública | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Reforma administrativa | pt_BR |
dc.title | A reforma administrativa do estado brasileiro nos anos 90 e as consequências para a escola pública: estudo de caso, uma escola da periferia de Fortaleza | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Especialização em Gestão Pública |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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JOSÉ WYTRA DE FREITAS SOUSA (TCC).pdf | 2018_mono_jwfsousa.pdf | 438 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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