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Título: O êxito da gestão pública escolar democrática em ambiente adverso
Autor(es): Frota, Francisco Jacinto Santana da
Palavras-chave: Administração pública
Ensino fundamental
Educação
Data do documento: 2014
Citação: FROTA, F. J. S. da (2014)
Resumo: Este trabalho propõe expor os benefícios de uma gestão democrática e evidenciar o pensamento de alguns autores sobre a participação. Pretende-se através deste trabalho analisar os pontos positivos da gestão democrática da Escola de Ensino Fundamental Alegria Cultural do município de Maracanaú, Ceará. Conceituou-se a gestão e viu-se que a gestão é a utilização de recursos para a realização de fins determinados. Posteriormente, apresenta-se um panorama da gestão pública nesta escola como agente transformador da realidade social adversa em que está inserida, seja pelas condições físicas do prédio escolar, seja pela própria natureza de pobreza social do seu entorno, situada no bairro Siqueira II, que possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano dos bairros (IDH-B). Fala-se também da postura da diretora escolar democrática, bem como das coordenadoras pedagógicas, que deverão agir como líderes pedagógicos, tendo a responsabilidade de apoiar o estabelecimento de prioridades, avaliar os programas pedagógicos, além de enfatizar a importância dos resultados alcançados pelos alunos e, por fim, evidencia-se a relação da escola com a comunidade. A metodologia utilizada para a pesquisa constou de um estudo bibliográfico acerca da gestão pública escolar, em que se contou com a contribuição de vários autores especializados no assunto, dentre eles pode-se citar Saviani (1983), Libâneo (1993), Ferreira (1998), Paro (1996), Rodrigues (1998), Prais (1997), entre outros. Diante deste estudo, percebe-se que numa sociedade em que o autoritarismo se faz presente das mais diversas formas, em todas as instâncias do corpo social, é de se esperar que haja dificuldade em levar pessoas a perceber os espaços que podem ocupar com sua participação. Sendo assim, a participação sugere um despertar no que tange a conscientização sobre os valores presentes no processor educacional e um posicionamento crítico em relação a eles. Quando juntas, para decidir algo, mesmo com a intenção de colaborar para a melhoria da vida em comum, as pessoas deixam transparecer suas crenças, suas preferências pessoais e mostram, às vezes, resistência a considerar posicionamentos divergentes ou opostos, porém com um bom e aberto direcionamento das questões, o gestor é capaz de converter conflitos e gerar soluções participativas e democráticas.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/333
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

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