Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3333
Título: Bases sócio-histórico-filosóficas em proposição à educação das ancestralidades amefricanas.
Autor(es): Pereira, Francisco Vítor Macêdo
Palavras-chave: Relações etnicorraciais
Ancestralidade amefricana
Reformulação éticoepistêmica
Descolonização do currículo - Brasil.
Perspectivas decoloniais
Data do documento: 2018
Citação: PEREIRA, F. V. M. (2018)
Resumo: Relativamente ao entrelaçamento das ancestralidades africanas, afro-brasileiras e indígenas brasileiras - na complexa formação histórica e intercultural de nossa sociedade -, pretendemos o estabelecimento de uma discussão a propósito da descolonização educacional e curricular, notadamente no que concerne ao ensino de filosofia no país. Nossa pretensão destaca, para tanto, a necessidade do diálogo filosófico com a educação das relações etnicorraciais no Brasil, por meio do agenciamento de saberes e devires atuados por tradições e marcadores de amefricanidade - a fim de que se efetive a superação histórica dos racismos estruturantes da vida social brasileira. Destaca-se que já há relevantes experiências e produções teórico-acadêmicas no campo das ciências sociais - no sentido da decolonialidade e do combate aos racismos; mas pouca ou nenhuma produção, nesse mesmo sentido, no campo da filosofia: que se faça aberta ao diálogo com as ancestralidades de pretos e de índios. A proposição de filosofias de bases amefricanas corresponderia, então, a uma espécie de redesenho epistemológico do sul global - na perspectiva da possibilidade de uma educação filosófica que nos permita compreender ontologicamente o povo brasileiro e o seu lugar no mundo.
Descrição: PEREIRA, Francisco Vítor Macêdo. Bases sócio-histórico-filosóficas em proposição à educação das ancestralidades amefricanas. 2018. 40 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Acarape-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3333
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Francisco Víctor Macêdo Pereira_TCC.pdf2018_mono_fvmpereira.pdf.844,63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.