Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3338
Título: A adesão ao tratamento de diabéticos em uma Unidade de Saúde da Família em São Francisco do Conde - BA
Autor(es): Lins, Izabela Ramos
Palavras-chave: Diabéticos - São Francisco do Conde (BA)
Saúde da Família
Sistema Único de Saúde (Brasil)
Data do documento: 26-Nov-2022
Citação: LINS, I. R. (2022)
Resumo: O estudo de pesquisa apresenta a importância do enfermeiro no cuidado e controle do Diabetes Mellitus na Unidade de Saúde da Família, como porta de entrada a saúde básica. O Diabetes Mellitus é considerado um problema de saúde pública mundial. No Brasil, com a mudança do perfil epidemiológico da população, tem se tornado cada vez mais prevalente as doenças crônicas e o diabetes compõe esse grupo, afetando diversas pessoas em diversas fases da vida. A Atenção Básica tem um alto potencial na prevenção de complicações desses indivíduos e na promoção de saúde e seu principal contato é através das Equipes de Saúde da Família, porém existem vários fatores que dificultam o acesso e continuidade dos indivíduos ao tratamento. O presente estudo tende a contribuir de forma benéfica tanto para o paciente, como para os profissionais envolvidos, pois, conhecer os fatores que predominam essa problemática, permite o fortalecimento integral da equipe. A presente pesquisa, foi norteada pela seguinte pergunta de investigação: Como melhorar a adesão de usuários portadores de Diabetes Mellitus, ao tratamento medicamentoso e não medicamentoso na Atenção Básica. O objetivo deste estudo é conhecer a incidência de casos de Diabetes na Unidade de Saúde da Família Jaciara Santana Bispo Medeiros. Tendo como objetivos específicos: identificar a atuação dos profissionais da Unidade de Saúde da Família, perante ao paciente portador de Diabetes Mellitus; analisar como se dá o acolhimento dos usuários no PSF como fator motivacional que lhe garanta uma melhor qualidade de vida; investigar quais as estratégias já utilizadas pelos gestores da unidade de saúde para aumento de vínculo com os usuários e prevenção de complicações. Se trata de uma pesquisa de campo com revisão de literatura, que tem como finalidade adquirir conhecimentos do tema a partir de publicações prévias sobre o assunto.
Descrição: LINS, Izabela Ramos. A adesão ao tratamento de diabéticos em uma Unidade de Saúde da Família em São Francisco do Conde - BA. 2022. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3338
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2022_mono_izabelalins.pdf2022_mono_izabelalins.pdf314,65 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.