Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/335
Título: Práticas e consequências do assédio moral com servidores administrativos de um hospital municipal da região metropolitana de Fortaleza
Autor(es): Freitas, Geísa Cristina Lima de
Palavras-chave: Assédio no ambiente de trabalho
Crime contra pessoa
Administração pública
Hospital - assédio
Data do documento: 2015
Citação: FREITAS, G. C. L. de (2015)
Resumo: O presente trabalho foi realizado através de uma metodologia composta por pesquisa bibliográfica e estudo de caso sobre assédio moral, tendo como objetivo identificar as principais características e existência do fenômeno em um Hospital Municipal da Região Metropolitana de Fortaleza. O assédio moral é apresentado como a exposição de indivíduos a situações humilhantes, constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e relativas ao exercício de suas funções, prejudicando o ambiente organizacional ou ameaçando a permanência no emprego. Foi realizada pesquisa de campo com 40 servidores de diferentes setores, com questionários de 10 perguntas, tendo também uma solicitação para relato de caso de assédio moral. A distribuição foi feita pela própria autora no Hospital no período de 29 de junho a 3 de julho de 2015. Ao longo do estudo é possível observar que apesar de ser um assunto que não está presente no dia a dia das instituições, a prática de assédio moral é bastante comum. Além disso, este estudo mostra a ocorrência deste fenômeno social no âmbito das relações de trabalho, aponta suas consequências danosas e devastadoras para a vítima, suas consequências para a organização, analisa como as instituições trabalham com essa realidade e apresenta meios que podem ser utilizados na implantação de ações preventivas no ambiente organizacional.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/335
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geísa Cristina Lima de Freitas.pdf870,35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.