Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3357
Título: O gerenciamento de projetos na administração pública estadual do Ceará: sua importância e dificuldade de implantação
Autor(es): Carvalho, Jefferson de Freitas
Palavras-chave: Gestão pública
Gerenciamento de projetos
Modelo gerencial
Data do documento: 25-Out-2018
Citação: CARVALHO, J. F. (2018)
Resumo: O modelo de gestão pública que é exercida no Estado do Ceará que se caracteriza pela Gestão Pública por Resultados (GPR) que tem no modelo gerencial o parâmetro da eficiência. O estudo parte da seguinte problemática: A gestão de projetos poderia trazer melhorias e desempenho à realização de projetos na administração estadual cearense em termos de planejamento de metas e de desempenho com projetos? O objetivo deste estudo é demonstrar a importância da aplicação de Gerenciamento de Projetos nas diretrizes da Administração Pública Estadual, através da aplicação de padrões do Project Management Body of Knowledge - PMBOK nos projetos implementados pela na gestão pública. Além disso, objetiva-se indicar diretrizes de como a gestão de projetos poderá ser eficiente trazendo estudo avançados sobre o tema. Como forma de análises dos dados, as demonstrações se encontram realizadas em método estatístico em quadros, a partir das informações divulgadas pelo município na rede mundial de computadores, com o objetivo de demonstrar a importância do gerenciamento de projetos. Aplicou-se um questionário para analisar o conhecimento teórico e prático sobre Gestão de projetos na Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG e na Coordenadoria de Cooperação Técnico-Financeira – COTEF, Fortaleza (CE). No modelo de Gestão Pública por Resultados (GPR) que tem no modelo gerencial a gestão de projetos poderia trazer melhorias e desempenho à realização de projetos na administração estadual cearense em termos de planejamento de metas e de desempenho com projetos. No entanto, demonstrou-se que existem fatores críticos que tornam esses procedimentos complexos que são a cultura burocrática ainda predominante, a descontinuidade dos projetos, a excessiva hierarquia e as leis de licitação que determinam uma padronização efetiva. O estudo realizado a partir da pesquisa de campo demonstrou que os pesquisados apresentam um bom nível de conhecimento na atuação de projetos a partir do Modelo de Marco Lógico, embora considerem que esse modelo apresenta algumas falhas. Na pesquisa demonstraram um bom entendimento acerca da gestão de projetos a partir da metodologia PMBOk, permitindo uma análise de que em médio e longo prazo esse padrão poderá aplicado sem problemas na Secretaria do Planejamento e Gestão – SEPLAG e na Coordenadoria de Cooperação Técnico- Financeira – COTEF, Fortaleza (CE).
Descrição: CARVALHO, Jefferson de Freitas. O gerenciamento de projetos na administração pública estadual do Ceará: sua importância e dificuldade de implantação. 2018. 44 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Piquet Carneiro-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3357
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JEFFERSON DE FREITAS CARVALHO TCC.pdf2018_mono_jfcarvalho.pdf582,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.