Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Título: Abandono de animais como problema social e de saúde pública no Ceará
Autor(es): Almeida, Mariana Sousa
Palavras-chave: Animais
Leis de proteção
Problemas sociais
Políticas públicas
Data do documento: 11-Set-2017
Citação: ALMEIDA, M. S. (2017)
Resumo: Atualmente no estado do Ceará, e em todo o Brasil, existe uma grande quantidade de animais maus tratados ou abandonados pelas ruas, o que gera diversos problemas sociais e para a saúde pública. Esse problema é bastante complexo, pois não envolve somente a ação do poder público, mas principalmente a população que deve ser conscientizada e sensibilizada acerca do assunto. O objetivo desse trabalho é analisar por meio de pesquisas documentais e entrevistas as causas dos maus tratos e abandono de animais, e examinar as consequências que tais práticas trazem para a sociedade, verificando a existência de leis e políticas públicas no estado do Ceará que amparem o direito dos animais, e por fim identificar de quem é a responsabilidade e o que deve ser feito para resolver ou pelo menos amenizar a problemática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com coleta de dados realizada mediante um questionário eletrônico aplicado a três profissionais, um militante, um especialista na causa animal e por fim um representante do poder público. Os resultados obtidos mostram que as leis e as políticas públicas que protegem os animais ainda são bastante deficientes e a população, juntamente com o Estado, ainda não tem consciência do quão grave é o problema, que caso não seja resolvido o mais rápido possível, a quantidade de animais mau tratados e em situação de abandono irá crescer significativamente no decorrer dos anos, gerando problemas cada vez maiores na saúde pública, na segurança e no próprio meio ambiente e, consequentemente, gerando gastos cada vez mais elevados para o governo.
Descrição: ALMEIDA, Mariana Sousa. Abandono de animais como problema social e de saúde pública no Ceará. 2017. 86 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3364
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC MARIANA SOUSA ALMEIDA.pdf2017_msalmeida.pdf1,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.