Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Título: Inovação na gestão pública: iniciativas cearenses premiadas pelo Programa Gestão Pública e cidadania no período de 1996 a 2005
Autor(es): Oliveira, Mary Nayara Gouveia
Palavras-chave: Inovação
Iniciativas Cearenses
Gestão pública
Data do documento: 1-Dez-2016
Citação: OLIVEIRA, M. N. G. (2016)
Resumo: O debate sobre inovação no setor público tem tomado espaço nas gestões públicas e no meio acadêmico, principalmente por conta das experiências consideradas inovadoras que vêm emergindo nos governos subnacionais do país. A fim de contribuir com a discussão sobre inovação na gestão pública, este trabalho realizou um recorte da inovação subnacional do Brasil, descrevendo a inovação presente em um dos estados brasileiros. Por conveniência, escolheu-se o estado do Ceará através da sua atuação nos ciclos de premiação do Programa Gestão Pública e Cidadania (PGPC). Desta forma, este trabalho teve como objetivo geral, analisar as iniciativas cearenses premiadas pelo PGPC no período de 1996 a 2005. Realizou-se pesquisa de caráter qualitativo, cuja classificação quanto ao objetivo geral é exploratória e se utilizou dos seguintes procedimentos: pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso múltiplo integrado. Para análise e interpretação de dados, esta pesquisa se valeu da análise de conteúdo. Frente aos resultados, pode-se perceber que todos os temas definidos por Farah (1997) e Spink (2004) foram identificados nas iniciativas cearenses premiadas pelo PGPC, uns significativamente presentes e outros, por sua vez, de uma forma reduzida. A partir do estudo, de modo geral, concluiu-se que o conjunto dos quinze programas e projetos cearenses contém todos os temas de inovação definidos pelos autores citados. Mesmo que algumas das iniciativas sejam arcaicas ao contexto atual por já serem comuns e não representarem mais algo novo, é possível, sobretudo, extrair muitos dos temas de inovação presentes nas iniciativas analisadas e utilizá-los em outras experiências.
Descrição: OLIVIERA, Mary Nayara Gouveia. Inovação na gestão pública: iniciativas cearenses premiadas pelo Programa Gestão Pública e cidadania no período de 1996 a 2005. 2016. 64 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3367
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Mary Nayara Gouveia Oliveira sem ficha.pdf2016_mngoliveira.pdf859,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.