Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Título: Proposta metodológica para a inserção da educação ambiental nas disciplinas da grade curricular da escola José Ires Rabelo em Morada Nova/CE
Autor(es): Rabelo, Silvana Hirley
Palavras-chave: Educação ambiental
Meio ambiente
Transversalidade
Data do documento: 7-Jul-2018
Citação: RABELO, S. H. (2018)
Resumo: A Educação ambiental é uma das ferramentas mais eficazes para amenizar o processo de degradação do meio ambiente presenciada no mundo todo. No entanto, para que a mesma alcance o resultado almejado é necessário que seja feita de forma efetiva, com a participação do grupo escolar e comunidade circunvizinha como orientados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Assim, este estudo tem como objetivo elaborar uma proposta de intervenção na metodologia de ensino adotada pelos professores da escola José Ires Rabelo em Morada Nova, no Ceará, através da apresentação de proposta de modificação dos planos de ensino, com o intuito de tornar a educação ambiental como parte integrante das disciplinas. No aspecto metodológico, a pesquisa teve especificamente o método exploratório descritivo, em que houve uma investigação mais aprofundada sobre o assunto, com pesquisa bibliográfica e análise documental. Conclui-se que a educação ambiental estudada sob a perspectiva da transversalidade promove a interação entre o meio ambiente e o cotidiano escolar, formando indivíduos aptos a entenderem sua função como cidadãos em relação ao meio ambiente. É importante o engajamento do grupo gestor escolar, dando suporte aos professores, no que se refere a aplicação da transversalidade da temática ambiental.
Descrição: RABELO, Silvana Hirley. Proposta metodológica para a inserção da educação ambiental nas disciplinas da grade curricular da escola José Ires Rabelo em Morada Nova/CE. 2018. 49 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3377
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVANA HIRLEY RABELO TCC.pdf2018_mono_shrabelo.pdf3,91 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.