Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3379
Título: Cutivo do milheto irrigado com água salina em diferentes coberturas mortas
Autor(es): Lima, Amitair Ferreira
Palavras-chave: Penissetum Glaucum L.
estresse salino
proteção do solo
Data do documento: 29-Mar-2019
Citação: LIMA, A. F. (2019)
Resumo: Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar o crescimento e acúmulo de biomassa de plantas de milheto irrigadas com água salina em solo com diferentes coberturas. O experimento foi realizado em agosto de 2018 na estufa da Universidade da integração internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção, Ceará. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 5x4, com 4 repetições. O primeiro fator referente aos valores de condutividade elétrica da água de irrigação- CEa: A1 (1,0 dS m-1 ), A2 (2,0 dS m-1 ), A3 (3,0 dS 11 m-1 ), A4 (4,0 dS m-1 ) e A5 (5,0 dS m-1 ), versus as coberturas adotadas, C1 (sem cobertura), C2 12 (palha de arroz), C3 (bagana de cana-de-açúcar) e C4 (resíduos vegetais de espontâneas). Aos 35 dias após a semeadura, foram avaliadas: altura das plantas (AP), número de folhas emitidas (NF), diâmetro do colmo (DC), comprimento de raiz (CR), área foliar (AF), matéria seca da parte aérea (MSPA), matéria seca da raiz (MSR), matéria seca total (MST), Ph do solo e condutividade elétrica do extrato de saturação do solo (CEes). O aumento da condutividade elétrica na água de irrigação, promoveu aumento da salinidade no extrato de saturação do solo, assim como reduções na emissão do número de folhas no milheto e o uso da cobertura morta amenizou os efeitos da salinidade contida na água, nas variáveis: MSPA, MSR, MST, DC e AP, sendo a cobertura de casca de arroz a alternativa mais eficiente na atenuação desses efeitos.
Descrição: LIMA, Amitair Ferreira. Cutivo do milheto irrigado com água salina em diferentes coberturas mortas. 2019. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3379
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMITAIR FERREIRA LIMA Artigo.pdf2019_aflima.pdf330,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.