Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3396
Título: O turismo para o desenvolvimento local em Timor-Leste
Autor(es): Cruz, Jucelina Maria da
Palavras-chave: Timor-Leste
Turismo
Meio ambiente
Auto sustentabilidade
Data do documento: 18-Jul-2017
Citação: CRUZ, J. M. (2017)
Resumo: O turismo compreende uma atividade realizada pelo homem ao longo da viagem de um lugar para outro, de diferentes locais que não são seus retornos habituais em período mínimo de 24 horas e máximo de 1 ano. Integra-se os serviços de turismo: hospedagem, entretenimento, movimentação cultural e atendimento adequado aos visitantes. Timor-Leste é um dos países do sudeste asiático que se tornou independente em 2002, após a saída dos diversos países que ocupavam a nação. O desenvolvimento para Timor-Leste tem relevância para sociedade local, assim, foi criado o Plano Estratégico de Desenvolvimento (PED) de 2011 a 2030 que estabeleceu as metas a serem atingidas pelo Estado timorense. Visto que o país tem grande potencialidade com os recursos naturais, o plano enfatiza o desenvolvimento de turismo que poderá ajudar o país. Os problemas detectados quando se pensa na política de turismo vão além de geração de postos de trabalho e renda para as pessoas, ela também pode trazer em si os danos voltados para comunidades locais e meio ambiente ao seu redor. O objetivo de pesquisa é analisar e verificar a política de turismo projetada no PED, especialmente a primeira meta do plano de 2011 a 2015, como está sendo a sua implementação, fazer uma crítica sobre os planos e apontar algumas direções para melhoria a política de turismo de Timor-Leste. A finalidade da presente pesquisa é olhar o turismo para Timor-Leste não simplesmente como meio de crescimento para o país, mas uma atividade que leva o desenvolvimento dos timorenses, a partir de recursos próprios e não pelos investimentos estrangeiros. Para chegar aos objetivos e finalidade da pesquisa, o trabalho recorreu-se a análise bibliográfica e documental sobre as discussões de desenvolvimento para além do crescimento e fundamentação teórica de política de turismo abordada pelos acadêmicos. A ideia principal desta análise é um estudo de caso (plano e política projetada no PED), examinando o turismo, metas projetadas e como se dará a execução do programa. Os caminhos que deveriam ser seguidos pelos timorenses no desenvolvimento de turismo é geração de emprego e renda, a inclusão social, as comunidades locais são gestoras de turismo, devem cuidar do meio ambiente, da qualidade de vida dos timorenses, numa perspectiva sustentável e de preservação histórica cultural. Dessa forma, a presente pesquisa tem extrema relevância para Timor-Leste, contribuindo para a tomada de decisão nos programas, planos e políticas do Estado.
Descrição: CRUZ, O turismo para o desenvolvimento local em Timor-Leste. 2017. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3396
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC-JUCELINA MARIA DA CRUZ pdf.pdf2017_mono_jmdacruz.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.