Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3401
Título: A implantação do sistema eletrônico de controle de frequência- SECOF na guarda municipal de Fortaleza: os desafios de uma mudança organizacional
Autor(es): Alves, Maria Rosineide Cardoso
Palavras-chave: Desenvolvimento organizacional
Desafios
Sistema eletrônico de frequência
Mudança organizacional
Data do documento: 26-Out-2018
Citação: ALVES, M. R. C. (2018)
Resumo: A mudança organizacional se tornou um tema bastante debatido e tem sido objeto de estudos e investigações no âmbito da administração e gestão. Atualmente não só as organizações privadas, mas também as organizações públicas vêm adotando novos modelos de administração, tanto para o cumprimento da legislação, como para introdução de novas tecnologias, para alcançar a eficiência e eficácia ou visando uma administração mais transparente. É dentro desse contexto que esse trabalho se insere, tendo como objetivo compreender a implantação do Sistema Eletrônico de Controle de Frequência – SECOF na Guarda Municipal de Fortaleza – GMF. De maneira específica, buscou avaliar a sua consistência como controle de frequência para os servidores do quadro operacional da GMF; identificar os principais desafios enfrentados pelos servidores em relação ao sistema e; verificar os impactos da mudança no ambiente de trabalho dos Guardas Municipais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de abordagem qualitativa com base documental, complementada com entrevistas realizadas com servidores e gestores da GMF, apresentando os resultados e análise dos dados na perspectiva da mudança organizacional. Foi possível descrever a implantação do SECOF em linhas gerais bem como os desafios e dificuldades dos gestores e servidores durante esse processo. Observou-se a necessidade de gestores comprometidos com o ambiente organizacional, atrelados à adoção de boas estratégias capazes de vencer a resistência e gerar comprometimento nos colaboradores, tornando-os agentes de mudanças.
Descrição: ALVES, Maria Rosineide Cardoso. A implantação do sistema eletrônico de controle de frequência- SECOF na guarda municipal de Fortaleza: os desafios de uma mudança organizacional. 41 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3401
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA ROSINEIDE CARDOSO ALVES TCC.pdf2018_mono_mrcalves.pdf2,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.