Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3402
Título: A avaliação do grupo de atuação especial de repressão ao crime organizado– GAECO no combate às organizações criminosas no estado do Ceará, com o uso da ferramenta da inteligência
Autor(es): Souza, Relthman Pereira de
Palavras-chave: Segurança pública- Brasil
Crime organizado
Grupo de atuação especial de repressão ao crime organizado (GAECO)
Data do documento: 29-Out-2018
Citação: SOUZA, R. P. (2018)
Resumo: Com nova nomenclatura advinda da lei n° 12.850 de 02 de agosto de 2013 as Organizações Criminosas tem atuação em um contexto mundial, sua gênese tem a Europa como berço, tendo estendido seus tentáculos posteriormente ao Japão e Estados Unidos, chegando ao Brasil na passagem dos anos de 1970 para 1980, se firmando inicialmente no interior de unidades prisionais do Rio de Janeiro, evoluindo para as demais Unidades da Federação e na atualidade presente em todos os setores da sociedade, notadamente no Congresso Nacional. A atividade de inteligência está positivada na própria bíblia sagrada e se resumia a contagem de inimigos e avaliação de condições geográficas do terreno (A BÍBLIA, 2010), atualmente conta com um aparato tecnológico e enorme capacidade de conhecimento pela excelente capacitação da mão de obra. O Combate à atuação das Organizações Criminosas não é uma questão apenas de Segurança Pública e sim de segurança e manutenção à soberania nacional. O objetivo geral desse trabalho é fazer um viés histórico do serviço de inteligência e das organizações criminosas, dentro de uma perspectiva em que se avalie à atuação do GAECO no Estado do Ceará. Por intermédio de um estudo qualitativo com análise bibliográfica e entrevistas do tipo semi-estrutura foi a metodologia utilizada, dando enfoque a entrevistas de profissionais que tem expertise dentro da comunidade da atividade de inteligência com experiência no combate as Organizações Criminosas e responsáveis por análise de dados e disseminação de informações. Existe de fato uma ameaça ao Estado Democrático de Direito, políticas públicas como o GAECO são fundamentais e devem ser cada vez mais fomentadas com o escopo de manutenção da paz social. Infere-se que o Gaeco atente as expectativas para qual foi criado, com prisão de alguns chefes de executivos, vereadores e membros de Organizações Criminosas, dentre outras atividades, são alguns dos resultados de suas ações, com ressalvas que há necessidade de sempre existir maior investimento para atender as demandas em sua completude, atendendo assim os objetivos de sua criação.
Descrição: SOUZA, Relthman Pereira de. A avaliação do grupo de atuação especial de repressão ao crime organizado– GAECO no combate às organizações criminosas no estado do Ceará, com o uso da ferramenta da inteligência. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - ICSA, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3402
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RELTHMAN PEREIRA DE SOUZA TCC.pdf2018_mono_rpsouza.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.