Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3408
Título: Gestão ambiental municipal: um estudo de caso de município de Maranguape- CE
Autor(es): Pacheco, Jessica Maria da Silva
Palavras-chave: Gestão pública
Instrumentos de gestão ambiental
Meio ambiente
Maranguape
Data do documento: 17-Nov-2018
Citação: PACHECO, J. N. S. (2018)
Resumo: É em um cenário de busca pela preservação dos recursos naturais locais que o presente trabalho teve como objetivo analisar as atividades básicas de gestão ambiental realizadas pelo poder público do município de Maranguape, que por possuir fauna e flora diversas, além de paisagens exuberantes, é considerado um território de relevante importância ecológica, turística e econômica para o estado do Ceará. Além disso, visou-se também propor alternativas para melhorar as práticas aplicadas atualmente. Durante o desenvolvimento da pesquisa, os procedimentos metodológicos adotados incluíram levantamento bibliográfico, coleta de dados secundários in loco e conversas informais com servidores municipais. Os resultados obtidos revelaram que o principal órgão responsável pela promoção da gestão ambiental em Maranguape é a Secretaria do Ambiente e Controle Urbano (SEAC). No âmbito dos instrumentos de atuação utilizados por essa secretaria destacam-se as fiscalizações ambientais, o Fundo de Defesa do Meio Ambiente (FUNDEMA), a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Maranguape e as intervenções de Educação Ambiental. Para possibilitar o alcance de metas de maneira mais eficiente e participativa é necessário, porém, otimizar as ações empreendidas no município, tornando-as mais organizadas, abrangentes e contínuas. Sugere-se, assim, uma adequação no planejamento das práticas desenvolvidas, prezando pela elaboração de planos de ação que contenham as atividades pretendidas, a duração das ações, o público alvo, os objetivos a serem alcançados e os recursos financeiros necessários.
Descrição: PACHECO, Jessica Maria da Silva. Gestão ambiental municipal: um estudo de caso de município de Maranguape- CE. 2018. 42 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em em Gestão de Recursos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3408
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JESSICA MARIA DA SILVA PACHECO TCC.pdf2018_mono_jmspacheco.pdf1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.