Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
Título: Estimativa de perdas de solo por erosão em coberturas de aterro sanitário
Autor(es): Lima, Valquíria dos Santos
Palavras-chave: Aterro sanitário
Equação Universal de Perdas de Solo
Erosão
esíduos sólidos urbanos
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: LIMA, V. S. (2018)
Resumo: A erosão é um processo natural caracterizado pelo desgaste e remoção lenta dos solos de uma superfície. Apesar de ser um processo natural, a ação antrópica e os fatores climáticos e econômicos de uma região podem acelerar o processo de erosão, trazendo grandes prejuízos naturais, sociais e econômicos. Os aterros sanitários são amplamente utilizados para confinar resíduos sólidos no menor espaço praticável, de modo a causar menor dano possível ao meio ambiente e à coletividade. Tendo em vista o crescente uso das técnicas de aterramento para disposição de resíduos sólidos urbanos (RSU), fazem-se necessários estudos de erosão em coberturas de aterro sanitário que permitam a quantificação das perdas de solo e a compreensão os fatores controladores envolvidos no processo erosivo destas coberturas. O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma estimativa de perdas de solo por erosão na cobertura final que será aplicada sobre os RSU a serem depositados no Aterro Sanitário Regional do Cariri (Caririaçu-CE), fornecendo subsídio para tomada de decisão no gerenciamento desta obra de engenharia. Os resultados foram obtidos utilizando a Equação Universal de Perdas de Solo (EUPS) e as perdas de solo foram estimadas em 36,930 t/ha/ano. De acordo com os critérios de classificação do grau de erosão hídrica, esta taxa é classificada como de “grau de erosão moderado” e indica a necessidade de revisão do projeto dos perfis de talude analisados, de modo a garantir que medidas sejam tomadas para que não haja o comprometimento da estrutura do aterro sanitário em questão.
Descrição: LIMA, Valquíria dos Santos.Estimativa de perdas de solo por erosão em coberturas de aterro sanitário. 2018. 38 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos, Instituto de Educação a Distância - IEAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3432
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Gestão de Recursos Hídricos, Ambientais e Energéticos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VALQUIRIA DOS SANTOS LIMA TCC.pdf1,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.