Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3437
Título: Adubação organomineral na cultura do amendoim
Autor(es): Souza, Francisca Evelice Cardoso de
Palavras-chave: Nutrição mineral
Adubação
Produtividade
Amendoim
Data do documento: 20-Dez-2017
Citação: SOUZA, F. E. C. (2017)
Resumo: O amendoim (Arachis hypogaea L.) é um alimento apreciado mundialmente com grande importância no mercado mundial devido à riqueza nutricional de suas sementes. É possuidor de importante papel socioeconômico para os pequenos agricultores da região Nordeste do Brasil, contudo possui baixo desempenho produtivo na região, onde os principais fatores responsáveis pela baixa produtividade desta cultura, são a densidade de plantas utilizadas no cultivo e a nutrição mineral. Deste modo, a nutrição mineral por meio da adubação orgânica, química ou organomineral se faz indispensável para se obter uma boa produtividade. Partindo desses elementos, objetivou-se avaliar o acúmulo de biomassa e o desempenho produtivo da cultura do amendoim cultivado em diferentes formas de adubação. O experimento foi conduzido na Horta Didática Professor Luiz Antônio da Silva, pertencente à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Campus da Liberdade, localizada na cidade de Redenção, no Maciço de Baturité – CE. Adotou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), fazendo uso do esquema fatorial 6 x 4, constituindo 24 tratamentos, com 4 repetições, onde o fator 1 correspondente as diferentes formas de adubação: T1 = adubação mineral com NPK (100% da dose recomendada); T2 = adubação com biofertilizante bovino (100%); T3 = adubação com cinza vegetal (100%); T4 = adubo mineral (50%) + biofertilizante bovino (50%); T5 = adubo mineral (50%) + cinza vegetal (50%); T6 = controle (sem adubação); e o fator 2 compreende a 4 genótipos de amendoim, sendo 1 cultivar e 3 acessos da Unilab: C1 = cultivar BR-1; C2 = acesso 33; C3 = acesso 69; C4 = acesso 43. Avaliou-se o acúmulo de biomassa da parte aérea, da raiz e total, o comprimento da raiz, o número de ginóforos, número de vagens normais, número de vagens mal-formadas, comprimento e diâmetro das vagens, a massa dos frutos e das sementes e a produtividade. Pelos resultados, observou-se que os genótipos estudados responderam diferencialmente quanto à adubação em que foram submetidos. A adubação orgânica com cinza vegetal proporcionou uma maior produtividade nos genótipos 33, BR-1 e 69, o que demonstrou a efetividade deste adubo.
Descrição: SOUZA, Francisca Evelice Cardoso de. Adubação organomineral na cultura do amendoim. 2017. 68 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2017
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3437
Aparece nas coleções:Monografias - Administração Pública Presencial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FRANCISCA EVELICE CARDOSO DE SOUZA.pdf2017_mono_fecdesouza.pdf1,66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.