Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3456
Título: O papel educacional do professor como educador crítico na mudança e formação social dos alunos.
Autor(es): Silva, Isaque Almeida da
Palavras-chave: Escola
Professor
Criticidade
Educação
Data do documento: 28-Dez-2017
Citação: SILVA, I. A. (2017)
Resumo: A educação como meio mais eficaz de transformar a realidade social e a importância do professor nesse processo é a abordagem principal desse trabalho, estabelecendo ainda uma relação com algumas hipóteses, dentre as quais estão: O aspecto de mudança da educação, a escola como ambiente onde é possível se transformar pessoas incompletas através do processo da completude (FREIRE). No interior da sala de aula é onde acontece as relações sociais, de classe, racistas, e homofobias, os alunos mostram na sala o que são na sociedade, portanto, é importante o uso da sala para a formação social e educacional dos alunos. Partindo do pressuposto da relevância do professor como agente que perpassa e intermedia essa transformação social, foi realizada uma entrevista na escola Camilo Brasiliense no Distrito de Antônio Diogo com alguns professores, objetivando entender a visão desses de sua responsabilidade e compromisso com a transformação social. Procurou-se estabelecer uma abordagem que passa pelas antigas e novas formas de educar (LIBÂNEO) e fazendo relação com o papel profissional do professor, que cada vez mais se torna abrangente, iniciando por essa reflexão da educação como instrumento da transformação é que se propõe desenvolver esse tema. Haja vista as adversidades que o profissional da educação enfrenta, buscou-se formular uma entrevista simples, mas que passasse pelos pontos mais cruciais à pesquisa, mas que será desenvolvida em continuação da pesquisa. A escola é fruto de uma necessidade própria da sociedade, a necessidade de educar-se, o professor é o agente educacional que possibilita a mudança. No entanto, sua atuação depende da contribuição dos discentes, pois o processo do ensino deve manter sua base no desenvolvimento mediante os conhecimentos já adquiridos pelo aluno dentro de sua vida social. Há, por conseguinte, uma necessidade crítica na atuação deste que precisa se perpetuar ativamente na sua atividade escolar. Ao pesquisar a bibliografia sobre o tema e relacioná-la com os dados colhidos na entrevista chegou-se à conclusão de a escola é fruto da necessidade do ser humano de educar, e que o fator histórico influencia a educação. O professor, para tanto, é o profissional que não se pode dispensar ao ensino. Quanto a ele, concluiu-se que seu papel é necessário se resignificar, pois sem ele não educação, não há ensino e nem transformação.
Descrição: SILVA, Isaque Almeida da. O papel educacional do professor como educador crítico na mudança e formação social dos alunos. 2017. 83 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Humanidades. Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção - CE, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3456
Aparece nas coleções:Monografia - Bacharelado em Humanidades

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA BHU 2016.1.pdf2017_proj_iasilva.pdf.953,28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.