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Título: Desafio da Gestão democrática escolar: Um estudo de caso na escola de Ensino Fundamental César Cal's Neto
Autor(es): SOUZA, Marcicleudo Dionízio de
Palavras-chave: Souza
Marcicleudo Dionizio de
Data do documento: Jul-2014
Citação: ARRUDA, L. de F. L. (2014)
Resumo: Este trabalho de pesquisa teve como objetivos conhecer quais as caraterística fundamentais para considerar democrática uma escola e diagnosticar a opinião dos funcionários (Diretora-Coordenadora, Professores, Agente Administrativo, Merendeiras, Zeladoras) da escola, dos alunos (do 7º e 8º ano) e da Associação de Pais e Mestres (pais de alunos e professores), se a gestão escolar é democrática; verificar como acontece o envolvimento da escola, alunos, família e sociedade numa gestão democrática e identificar quais os desafios de uma gestão democrática. A pesquisa foi desenvolvida na cidade de Limoeiro do Norte, no Estado do Ceará, na Região Nordeste, mas precisamente na escola de ensino fundamental César Cal’s Neto, localizada na comunidade Sucupira na Chapada do Apodi. Os públicos alvos da pesquisa foram uma (1) coordenadora-diretora, oito (8) professores (fundamental I e II), uma (1) agente administrativa, três (3) funcionárias da cozinha e limpeza, oito (8) participantes da Associação de Pais e Mestres e trinta e quatro (34) alunos do 7º e 8º ano, totalizando assim, 55 pessoas pesquisadas. Para coleta de dados foram aplicados questionários investigativos com questões abertas e fechadas. Os dados obtidos dos questionários aplicados na pesquisa de campo foram distribuídos em tópicos e analisadas as opiniões dos alunos, funcionários e da Associação de Pais e Mestres. Os resultados obtidos mostraram que a escola pesquisada não pode ser considerada democrática. E, nas opiniões dos alunos, poucos são ouvidos pela escola e muitos não têm liberdade para expor suas ideias e na visão dos alunos a comunidade pouco é ouvida pela direção. Demonstraram opiniões diferentes sobre autonomia da escola, enquanto que para a maioria dos funcionários a escola tem autonomia em alguns aspectos. Para a Associação de Pais e Mestres a escola não tem autonomia, pois a liberdade que se dá a instituição é insuficiente. De acordo com os nossos entrevistados, as principais características que devem estar presentes numa gestão democrática são: honestidade, transparência e liberdade de expressão. E nas declarações dos participantes da pesquisa sobre o que é uma escola democrática, pode ser resumido pela descrição de um interlocutor que afirmou: “É uma escola onde todos os seus segmentos participam ativamente da constituição de seus projetos, das tomadas de decisões importantes, buscando a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem”. Conclui-se, a partir do estudo, que o maior desafio para uma gestão democrática, no caso específico da E.E.F César Cal’s Neto, é conseguir envolver os funcionários, alunos, Associação de Pais e Mestres, pais e comunidade visando resolver os desafios enfrentados pela escola.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/349
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