Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Título: Clima organizacional ao nível da motivação dos Secretários Executivos da Universidade da Integração da Internacional da Lusofonia Afro-brasileira
Autor(es): Firmino, Maria Aparecida Martins
Palavras-chave: Comportamento organizacional
Motivação
Gestão Pública
Data do documento: 2015
Citação: FIRMINO, M. A. M. (2015)
Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral analisar a relação existente entre clima organizacional e motivação, a partir da percepção dos profissionais do cargo de secretariado executivo da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB. A pesquisa contou com a colaboração de 12 servidores do cargo de secretariado executivo. O questionário utilizado durante a coleta de dados foi elaborado com base na obra “Gestão do clima organizacional” de Ricardo Silveira Luz (2003), contendo 20 questões objetivas, baseadas no modelo de Michael Porter (apud LUZ, 2003), utilizado na elaboração da análise competitiva de empresas. Com base nos dados coletados, durante a pesquisa, percebemos que os profissionais entrevistados, em sua maioria, têm uma boa relação interpessoal com os servidores dos mais diversos níveis hierárquicos da instituição; há uma autonomia em relação ao trabalho a ser desenvolvido, pois os servidores sentem-se à vontade para traçar métodos para a realização de suas atividades; observou-se que existe um sentimento de realização profissional, ou seja, existe uma motivação quanto à realização do trabalho; existe um reconhecimento quanto aos líderes serem bons gestores e os servidores consideraram o clima organizacional um fator determinante para a sua motivação. Concluiu-se, a partir do estudo, que os profissionais consideram o clima organizacional um fator relevante para a motivação, tendo, portanto, influência sobre a mesma.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/350
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Aparecida Martins Firmino.pdf768,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.