Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Título: Agricultura Familiar: Atividades agrícolas e não agrícolas : um estudo de caso no assentamento 24 de Abril, Acarape-CE
Autor(es): Pastor, Meiriane de Sousa
Palavras-chave: Desafios
Lutas
Agricultores
Desenvolvimento
Assentamento 24 de abril - Acarape - CE
Data do documento: 30-Mai-2018
Citação: PASTOR, M. S. (2018)
Resumo: O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo de caso no Assentamento 24 de abril, que fica localizado no município de Acarape-CE. As mudanças e transformações ocorridas no meio rural levaram os agricultores a adaptar-se a uma nova realidade, haja vista que com essas mudanças o crescimento das atividades não agrícolas realizadas por agricultores familiares vem sendo cada vez mais estudado. Tendo em vista tais mudanças, esse trabalho buscou a compreensão de como as atividades agrícolas e não agrícolas contribuem para o desenvolvimento do assentamento, de conhecer e identificar as lutas e desafios enfrentados pelos assentados em busca da sustentabilidade. Para tanto utilizou-se um questionário semiestruturado, contendo 25 (vinte e cinco) perguntas direcionadas a história de luta pela conquista da terra, quais os desafios enfrentados, como as atividades agrícolas e não agrícolas contribuíram e contribuem para o desenvolvimento do assentamento, e como está o assentamento nos dias atuais. Os dados coletados foram analisados e colocados em Figuras com o intuito de obter-se um raio x do modo de viver dos moradores do assentamento. Com isso pode-se verificar que as mudanças ocorridas no meio rural têm modificado a forma de produzir dos agricultores, pois além de cultivar, complementam sua renda através das atividades não agrícolas, o que torna a propriedade e seus componentes pluriativos, assim melhorando a qualidade de vida dos assentados e ainda desenvolvendo economicamente o assentamento e incentivando a permanência das famílias no campo. Mesmo com essas atividades que o assentamento vem desenvolvendo, sabe-se que os agricultores enfrentam dificuldades e desafios, mas que de certa forma, buscam medidas para superá-los e continuam produzindo e buscando melhorias para suas famílias. Com base nos dados pode-se constatar que houve uma melhoria nas condições de trabalho e vida dos agricultores após a conquista da terra, mas também mostrou que, as políticas públicas como a de assistência técnica e financiamento para a produção estão deixando a desejar, bem como a assistência à saúde e educação. Mas pode-se observar que mesmo com as dificuldades enfrentadas o assentamento tem se desenvolvido ao longo dos anos através das atividades agrícolas e das não agrícolas como fonte de complementação de renda.
Descrição: PASTOR, Meiriane de Sousa. Agricultura Familiar: Atividades agrícolas e não agrícolas : um estudo de caso no assentamento 24 de Abril, Acarape-CE. 2018. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3521
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRIANE DE SOUSA PASTOR TCC.pdf2018_mdespastor.pdf1,29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.