Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Title: O silêncio dos ingênuos: uma análise sobre o ingênuo nas fontes históricas jornalísticas de Salvador (BA) ao Recôncavo baiano entre os anos de 1888 a 1889
Authors: Souza, Paulo Daniel Rios de
Keywords: Crianças da cidade - Recôncavo (BA)
Escravidão - Recôncavo (BA) - História
Imprensa - Recôncavo (BA) - História
Issue Date: 31-Jan-2023
Citation: SOUZA, P. D. R. (2023)
Abstract: O presente artigo busca examinar, através das pesquisas dos jornais disponíveis no período compreendido entre 1888-1889 (imediato pós-abolição), o conjunto de vivências e sociabilidades dos ingênuos da cidade de Salvador (BA) ao Recôncavo baiano e, ainda, qual o projeto republicano para inserção desses na sociedade livre. O corpo documental foi acessado através da Hemeroteca Digital Brasileira (HDB), da Biblioteca Nacional, através da leitura de seus periódicos, destacando assim o avanço da história digital na contemporaneidade, numa tentativa de compreender a importância da imprensa como fonte histórica. Concluímos que poucos jornais deram importância aos ingênuos e suas particularidades dentro da temática abolicionista, destacando-se nesse contexto o Jornal abolicionista O Asteróide, da Cidade de Cachoeira (BA).
Description: SOUZA, Paulo Daniel Rios de. O silêncio dos ingênuos: uma análise sobre o ingênuo nas fontes históricas jornalísticas de Salvador (BA) ao Recôncavo baiano entre os anos de 1888 a 1889. 2023. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3525
Appears in Collections:Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2023_arti_paulosouza.pdf2023_arti_paulosouza.pdf1,19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.