Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3526
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dores, Samara Conceição das | - |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T20:03:42Z | - |
dc.date.available | 2023-06-29T20:03:42Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-27 | - |
dc.identifier.citation | DORES, S. C. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3526 | - |
dc.description | DORES, Samara Conceição das. A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares. 2023. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação é uma das temáticas mais citadas da sociedade quando o assunto é transformação. Porém, para atender a esse requisito se faz necessário uma educação escolar de qualidade e que atenda a todos os indivíduos sem restrições. O fazer educacional compreende todas as áreas das disciplinas escolares, logo, por que uma disciplina pode ser considerada menos importante que outra? Mediante alguns questionamentos relacionados à educação, somado a apelos de professores, o Governo Federal lançou os Parâmetros Curriculares Nacionais que direcionam e sintetizam de maneira mais heterogênea, temáticas a serem trabalhadas na escola fazendo um recorte no meio cultural e sócio político dos estudantes, de modo a possibilitar uma educação que converse com as realidades do indivíduos. Somado a isso, a BNCC Base Nacional Comum Curricular, cumpre um papel importante no que diz respeito a uma proposta educacional através de suas diretrizes, buscando uma educação justa, inclusiva e democrática aos educandos. Pensando sobre essas possibilidade, nasce aqui este artigo que visa entender este cenário. De forma inicial, o primeiro ponto busca discutir por que a disciplina de História é considerada menos importante para os alunos do que outras disciplinas escolares, e como o ensino de História pode se tornar mais atrativo para os educandos no sentido de romper com esse cenário. Para isso, recorre-se à fundamentação teórica, por meio de revisão bibliográfica de vários autores, além das diretrizes educacionais que possibilitam entender e responder a este cenário. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular | pt_BR |
dc.subject | História - Estudo e ensino - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Reforma do ensino | pt_BR |
dc.title | A disciplina de História no ensino médio: breves análises e reflexões sobre as reformas curriculares | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Licenciatura em História (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_arti_samaradores.pdf | 2023_arti_samaradores.pdf | 256,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.