Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3537
Título: Uso do extrato proteico da semente da Moringa Oleifera e extratos bacteriana de Actinobacteria na inibição da germinação de conídios de Erysiphe quercicola, agente causal do oídio do cajueiro
Autor(es): DJANCO, Seite Manafa
Palavras-chave: Anacardium occidentale L.
Problema fitossanitário
Albumina
Biomassa
Data do documento: 15-Ago-2019
Citação: DJANCO, S. M. (2019)
Resumo: Este trabalho tem como objetivo avaliar o potencial do uso de albumina de semente da moringa oleifera e do extrato de actinobactérias (ATB- 171 e 242) na inibição da germinação de conídios de Erysiphe quercicola agente causal do oídio do cajueiro. O experimento foi desenvolvido no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Agroindústria Tropical e no Laboratório da Química e Bioquímica da Universidade Federal do Ceará (UFC). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições de uma placa por parcela. Foram avaliados a inibição dos inóculo do oídio em cada placa, em uma contagem de 0 a 100 conídios por parcela, contendo os respectivos tratamentos (T): 15 mg de Kumulus (composto químico), 2,5 mg de proteína (albumina), 2,5 mg do extrato aquoso da Actinobacteria (ACTB-171), 2,5 mg da biomassa de Actinobacteria (ACTB-171), e 2,5 mg da biomassa de Actinobacteria (ACTB-242), solubilizados em um mililitro de água destilada para albumina e um mililitro de DMSO, despejados em cada placas contendo 5mL de ágar. De acordo com o resultado das avalições na inibição da germinação, o extrato da biomassa de actinobactérias 242 apresentou o melhor resultado, seguido de extrato da biomassa de actinobactérias 171. O extrato aquoso da actinobactéria 171 e a proteína da semente da moringa, apresentaram resultado intermediário, quando comparado com os demais tratamentos.
Descrição: DJANCO, Seite Manafa. Uso do extrato proteico da semente da moringa oleifera e extrato bacteriana das actinobactérias na inibição da germinação dos conídios de Erysiphe quercicola, agente causal do oídio do cajueiro. 2019. 22 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3537
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Seite Manafa Djanco.pdf2019_smdjanco.pdf628,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.