Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3543
Título: Efeitos de diferentes fontes e doses de biofertilizante misto na produção da cebola
Autor(es): Chiquete, Sebastião Martinho
Palavras-chave: Cebola (Allium cepa L)
Adubação orgânica
Esterco
Vale ouro IPA-11
Data do documento: 21-Mar-2019
Citação: CHIQUETE, S. M. (2019)
Resumo: Objetivou-se com este estudo avaliar os efeitos de doses de biofertilizante misto, produzidos a partir de diferentes fontes orgânicas (esterco bovino e esterco ovino), no crescimento e na produção da cebola, cv. Vale Ouro IPA-11, nas condições edafoclimáticas do Maciço de Baturité. O experimento foi conduzido em uma área da Fazenda Experimental Piróas (FEP) da Universidade Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no Distrito de Barra Nova, município de Redenção, no Maciço de Baturité. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, no esquema de parcelas subdivididas com quatro blocos. As parcelas foram constituídas por duas fontes orgânicas (bovino e ovino) e as subparcelas por cinco doses de biofertilizante líquido (0, 300, 600, 900 e 1.200 mL planta-1 semana-1 ). As variáveis analisadas foram: altura da planta (ALT), número de folhas (NF), diâmetro do pseudocaule (DPC), peso médio das plantas (PMP), massa fresca da parte aérea (MFPA), massa seca da parte aérea (MSPA), massa média dos bulbos, produtividade, teor de sólidos solúveis, diâmetro médio dos bulbos e comprimento do bulbo. As variáveis analisadas apresentaram rendimento positivo com as doses de biofertilizante aplicadas, e as doses mais indicadas são a partir de 500 mL planta-1 . A produtividade média experimental estimada para um stand de 102.040,8 plantas foi de 10,06 t ha-1 . A fonte de esterco bovino mostrou superioridade em relação a fonte de esterco ovino nas análises químicas do substrato, no crescimento das plantas e na produção.
Descrição: CHIQUETE, Sebastião Marinho. Efeitos de diferentes fontes e doses de biofertilizante misto na produção da cebola. 2019. 71 f. Monografia (Graduação) - Curso de Bacharelado em Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural - IDR, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3543
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SEBASTIÃO MARTINHO CHIQUETE Mono .pdf2019_mono_smchiquete.pdf2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.