Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3548
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Jorge, Luciana dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-05T14:23:13Z | - |
dc.date.available | 2023-07-05T14:23:13Z | - |
dc.date.issued | 2023-01-17 | - |
dc.identifier.citation | JORGE, L. S. (2023) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3548 | - |
dc.description | JORGE, Luciana dos Santos. Tecendo em Pedagogia: narrativas discentes sobre formação e identidade docente. 2023. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Instituto de Humanidades e Letras dos Malês, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho focaliza a construção da identidade docente na formação inicial, compreendida como um processo iniciado antes da escolha do curso de licenciatura. A pesquisa objetiva compreender de que maneira as trajetórias pessoais e o itinerário formativo de estudantes de origem popular, formandas e formandos do Curso de Licenciatura em Pedagogia da Unilab – Campus dos Malês, têm influenciado na construção de suas identidades docentes. O referencial teórico apoia-se nos saberes da formação profissional e dimensões do processo pelo qual aprendemos a ser professora/professor. A investigação justifica-se pela contribuição à produção bibliográfica relacionada à formação docente de jovens de origem popular, além de permitir uma visão sobre as novas pedagogas e pedagogos. Metodologicamente, adotamos o método biográfico ou história de vida e o trabalho de campo foi realizado em duas etapas: disponibilização de formulário online, para elaboração do perfil socioeconômico dos sujeitos participantes; e escrita de cartas pedagógicas para recolha dos relatos de vida de discentes com atuação em projetos institucionais relacionados à docência. A pesquisa demonstrou que o corpo discente do curso de Pedagogia pesquisado é majoritariamente formado por jovens de origem popular, com renda mensal menor que 1 salário mínimo, autodeclaradas e autodeclarados negras e negros, sendo a maioria mulheres, cursando o primeiro curso de licenciatura. Através das cartas pedagógicas, compreendemos como as trajetórias pessoais das e dos discentes relacionam-se com os itinerários da formação profissional, colaborando para a construção de suas identidades docentes ainda durante a formação inicial. Identificamos que nem sempre a escolha por um curso de Pedagogia se dá por afinidade ou anseio em ser docente, mas, devido a fatores sociais e relação entre classes, envolvendo o nível de formação escolar desses. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudantes pobres - Educação superior | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial | pt_BR |
dc.subject | Formação profissional - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Histórias de vidas | pt_BR |
dc.subject | Identidade docente | pt_BR |
dc.title | Tecendo em Pedagogia: narrativas discentes sobre formação e identidade docente | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Licenciatura em Pedagogia (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_mono_lucianajorge.pdf | 2023_mono_lucianajorge.pdf | 1,44 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.