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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3620
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bezerra, Joel Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T16:16:22Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T16:16:22Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-25 | - |
dc.identifier.citation | BEZERRA, J. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3620 | - |
dc.description | BEZERRA, Joel Alves. “Uma noite na Bahia?”: uma perspectiva histórica das africanidades e da capoeira no Ceará (1853-1955). 2022. 138 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho pretende refletir o processo de invisibilidade do negro no Ceará a partir de performances de capoeira e do candomblé, africanidades brasileiras, de sujeitos vindos da Bahia em espaços privados de Fortaleza, como a performance “Uma Noite na Bahia”, realizada no clube Náutico Atlético Cearense e demais performances em outros espaços, como o Theatro José de Alencar e a Sociedade Cearense de Tiro, Caça e Pesca, na capital do Ceará, no ano de 1955. Para tanto, é necessário compreender os discursos produzidos, a negação e a formação de identidades locais, suas teias de relações com o mundo do trabalho e com determinados espaços (jornais, revistas, clubes sociais, teatros etc.). Espaços sociais e culturais que passam a ser percebidos como lócus de atuação política dos sujeitos e que nos colocam questões para o empreendimento deste estudo. Em contraponto ao silenciamento na historiografia atual cearense, abordaremos os indícios documentais que apontam a presença e as articulações da capoeira e de seus atores sociais no Ceará oitocentista. Na possibilidade de responder às inquietações provocadas na pesquisa, iremos recorrer ao campo interdisciplinar na perspectiva de Frigotto (2011), em que a produção do conhecimento se dá a partir do caráter dialético da realidade social, sobretudo num processo de concorrência solidária nas relações entre duas ou mais disciplinas. Tomaremos como fundamentação teórica os estudos históricos e antropológicos de Cunha Júnior (2005), Lopes (2004), Sodré (2014), Bastide (1989), Araújo (2015) e Almeida (2019), apoiados em uma abordagem metodológica documental de natureza qualitativa de fontes bibliográficas e jornalísticas (periódicos e uma revista). Lançamos mão da análise de discurso mobilizada por Eni Orlandi (2020) e da análise das performances culturais de Milton Singer (1959), apresentadas por Robson Corrêa de Camargo (2013). Os resultados obtidos demonstraram que a ampla cobertura pela imprensa local das performances de capoeira e do candomblé não foram articuladas com as africanidades cearenses, ratificando o processo de invisibilidade e de negação a que foi submetida a população afro-cearense. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Performances | pt_BR |
dc.subject | Africanidade | pt_BR |
dc.subject | Capoeira | pt_BR |
dc.subject | Identidade | pt_BR |
dc.title | “Uma noite na Bahia?”: uma perspectiva histórica das africanidades e da capoeira no Ceará (1853-1955) | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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