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dc.contributor.authorSouza, Márcio Fernandes de-
dc.date.accessioned2023-08-09T16:22:48Z-
dc.date.available2023-08-09T16:22:48Z-
dc.date.issued2022-09-14-
dc.identifier.citationSOUZA, M. F. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3621-
dc.descriptionSOUZA, Márcio Fernandes de. Formação de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso nas Escolas Hermenegildo Rocha Pontes e Maria Amélia Pontes em Mulungu - CE. 2022. 131 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação é um dos principais mecanismos que a sociedade possui na perspectiva de uma ascensão efetiva, logo, ela deve ser vista com muito respeito e responsabilidade, de forma que nenhum dos seus envolvidos deva ser prejudicado no ato de recebê-la e/ou fazê-la. Neste sentido, uma escola verdadeiramente inclusiva se faz necessária para a realização de um processo educativo que supra as necessidades dos seus integrantes, imprescindível se faz ainda uma formação docente que englobe os preceitos da inclusão. Objetivando analisar sobre a formação de professores na perspectiva da inclusão dos alunos do ensino fundamental I da cidade de Mulungu – CE, esta pesquisa explicativa, embasada na abordagem qualitativa e quantitativa, será realizada através de um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas, análise documental e bibliográfica. Justificado pela importância que tem a inclusão na vida dos seres humanos e pela falta de conhecimento que se tem como ela é vista e trabalhada na fase inicial da educação básica de Mulungu, este trabalho torna-se atividade de suma importância ao sistema educacional, pois tem a pretensão de apresentar um documento advindo de um fiel trabalho de pesquisa, elaborado sob à luz do respeito àqueles que possuem o direito de um sistema de ensino que se molde as suas particularidades. A então investigação culminou em achados importantes à educação do município e do país, dentre eles: percebeu-se que as leis de inclusão, quando não são colocadas em prática, aplicam-nas de forma branda, não havendo, desta forma, um processo inclusivo que obedeça aos anseios legais; a formação inicial e continuada de professores são elaboradas e vivenciadas de forma desconexa com a realidade contemporânea, além disso, não suprem as necessidades do educador, que, sem os conhecimentos necessários, age de forma a contribuir com a exclusão. Formar-se e educar para a inclusão têm sido um grande desafio aos professores investigados, situação que representa um recorte da educação do Brasil, que, por sua vez, necessita de urgentes reformulações, a fim de que seja uma educação de todos e para todospt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEnsino fundamental Ipt_BR
dc.titleFormação de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso nas Escolas Hermenegildo Rocha Pontes e Maria Amélia Pontes em Mulungu - CEpt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
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