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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3622
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Rita Paz da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-09T16:28:36Z | - |
dc.date.available | 2023-08-09T16:28:36Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-21 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, R. P. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3622 | - |
dc.description | SILVA, Rita da Paz. Mobilidade entre lugares: seus impactos na dinâmica e na organização do trabalho docente em Aratuba - CE. 2021. 94 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades. Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A mobilidade, vista sob um olhar mais amplo, traz consigo um conjunto de situações concretas e particularidades que definem a identidade individual e socioprofissional das pessoas. Essa perspectiva nos conduz a estudos e reflexões sobre os sentidos e significados que trazem essa dinâmica (do descolar diário e/ou mudança de moradia) e suas influências na dimensão da prática docente. Essa pesquisa tem como objetivo geral investigar se/como a mobilidade socioespacial impacta na trajetória profissional de professores/as no município de Aratuba/CE. Partimos do pressuposto de que, ao vivenciar diferentes territorialidades, os/as docentes (re)significam sua identidade pessoal e profissional. Buscamos, com este estudo, apresentar um conjunto de reflexões que visam contribuir para a compreensão do fenômeno da mobilidade, a partir da percepção dos/as trabalhadores/as docentes. Vislumbramos, por meio de entrevistas pessoais, analisar essas trajetórias, refletindo sobre o cotidiano socioprofissional e as relações estabelecidas entre os sujeitos inseridos nesse contexto. De forma específica, buscamos analisar como o deslocamento socioespacial impacta no desenvolvimento das atividades docentes e nas relações pessoais e familiares. Este estudo, numa perspectiva interdisciplinar, se apresenta como relevante para o contexto socioeducacional, por discutir os sentidos dos intensos deslocamentos socioespaciais como um processo de subjetivação e de profissionalização, cheio de significados na percepção dos/das atores/as que narram os fatores e efeitos dessa dinâmica na vida dos/das profissionais da educação. Foi realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratória e, ao mesmo tempo, descritiva, dialogando, em seu escopo, com Beaujeu-Garnier (1980), Martins (2004), Cunha (2011), Pinheiro (2013), autores que nos apoiam com pressupostos metodológicos acerca da questão da mobilidade-trabalho, aqui discutida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade | pt_BR |
dc.subject | Professores | pt_BR |
dc.subject | Sentidos | pt_BR |
dc.subject | Territorialidades | pt_BR |
dc.subject | Trajetórias | pt_BR |
dc.title | Mobilidade entre lugares: seus impactos na dinâmica e na organização do trabalho docente em Aratuba - CE | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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