Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3630
Título: O uso de Etnomodelos Sustentáveis de Matemática: um Estudo com Professores de Matemática do Ensino Fundamental no Município de Barreira/CE,
Autor(es): Silva, Cecília Maria Lima
Palavras-chave: Ensino de Matemática
Pesquisa-formação
Etnomodelos sustentáveis.
Matemática - Educação e ensino
Data do documento: 30-Jan-2023
Citação: SILVA, C. M. L. (2023)
Resumo: A Matemática, muitas vezes, é vista como algo difícil de se aprender, em virtude de o ensino ser desenvolvido de forma distante da realidade dos estudantes, não fazendo com que eles relacionem os princípios matemáticos com seu cotidiano. Um ramo da Educação Matemática que busca trabalhar com os conhecimentos e princípios matemáticos desenvolvidos a partir da própria realidade do educando é a Etnomatemática. A Modelagem Matemática, por sua vez, busca aprimorar o ensino da Matemática por meio da construção de modelos que possibilitam ao discente criar e analisar os conceitos e os princípios matemáticos a partir de sua realidade. Dessa forma, a junção da Etnomatemática com a Modelagem Matemática é desenvolvida a partir da ideia de Etnomodelagem, que trabalha com situações-problema existentes na realidade dos alunos, buscando desenvolver um ensino mais efetivo e coerente com suas necessidades e dificuldades na aprendizagem de Matemática, proporcionando aos discentes relacionar e construir seu próprio conhecimento a partir de saberes e culturas do seu cotidiano. Assim, por meio da ideia de Etnomodelagem é desenvolvida a perspectiva dos etnomodelos, ferramentas pedagógicas construídas a partir de aspectos, formas e meios presentes no cotidiano do estudante, para melhorar o processo de aquisição do conhecimento. A partir dessa perspectiva, surgiu a necessidade de investigar a contribuição da etnomodelagem e dos etnomodelos para o ensino da Matemática. Desse modo, o objetivo geral do trabalho é o de compreender os limites e as possibilidades do uso de etnomodelos sustentáveis de matemática nos anos finais do ensino fundamental em Barreira-CE. O percurso metodológico deste trabalho foi desenvolvido por meio de uma abordagem qualitativa, com uso dos temas metodológicos da pesquisa-formação com professores de Matemática do Município de Barreira. Ao trabalhar com um curso de formação para os professores, utilizando etnomodelos sustentáveis como estratégia para melhoria do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, dentre os achados da pesquisa constatam-se infinitas possibilidades de utilização dos etnomodelos matemáticos aliados às noções de sustentabilidade. As ações de reaproveitamento, reutilização e reciclagem de materiais para a construção dos etnomodelos são formas efetivas de relacionar os conceitos e princípios matemáticos com aspectos do cotidiano do aluno. Por fim, conclui-se que os etnomodelos sustentáveis são estratégias pedagógicas eficientes e pertinentes para serem inseridas em de sala de aula, já que permitem a aquisição de novas habilidades e aprendizagens inerentes à realidade escolar e aprimoram as relações e as trocas de conhecimentos entre docentes e discentes.
Descrição: SILVA, Cecilia Maria Lima. uso de etnomodelos sustentáveis de matemática: um estudo com professores de matemática do ensino fundamental no município de Barreira/CE. 2023. 128 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3630
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Cecilia_CORRIGIDA - Ficha catalográfica.pdf2023_diss_cmlsilva,pdf3,28 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.